TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap. 5

Trabalho Escolar: Cap. 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  4.935 Visualizações

Página 1 de 3

1) De acordo com o que foi visto no capítulo, que significa dizer que a filosofia está na história e tem uma história ?

A filosofia está na históriaporque seusfundamentos são praticados na História, graças a ela é possível encontrar respostas para perguntas, e também levantar novas perguntas. Ela tem umahistória pois as respostas, as perguntas e soluções dosgrandes filósofos de determinada época são sempre lembrados e tornam-se conhecimento..

2) Queideias novas a patrística introduziu na filosofia grega ? Por que tais ideias são consideradas dogmas ?

A Patrística introduziu as verdades irrefutáveis einquestionáveis, os dogmas, pois precisavam introduzir várias ideias e também explicar várias questões, ela está ligada a tarefa de ampliar e defenderocristianismo, para isso precisou criar os dogmas para defender-se dos ataques teóricos e morais que recebia dos antigos.

3) Qual a posição dos filósofoscristão sobre as relações entre fé e razão ?

Havia três principais posições sobre as relações de razão e fé: A primeira achava que a razão e a fé eramirreconciliáveis, e que a fé é superior a razão (diziam “Creio porque é absurdo.”). Asegunda posição era que a fé e razão eram conciliáveis, mas subordinavam a razãoà fé (diziam “Creio para compreender”), a terceira posição dizia que fé e razão não deveriam se misturar pois a féestá ligada a salvação da alma e à vida,e a razão está ligado a tudo que é relativo à vida temporal dos homens no mundo.

4- Quais os grandes temas da filosofia medieval?

Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.

5- Resuma as três grandes linhas da filosofia da Renascença e explique por que exprimem o humanismo renascentista. As 3 linhas da filosofia são:

-O humanismo marxista que é uma linha interpretativa de textos de Marx, geralmente oposta ao materialismo dialético de Engels e de outras linhas de interpretação que entendem o marxismo como ciência da economia e da história.

-O humanismo renascentista propõe o antropocentrismo. O antropocentrismo era a idéia de o homem ser o centro do pensamemento filosófico, ao contrário do teocentrismo, a idéia de "Deus no centro do pensamento filosófico. o antropocentrismo surgiu a partir do renascimento cultural.

-O humanismo logosófico diferentemente, pois, do conceito generalizado, parte do próprio ser sensível e pensante, que busca consumar dentro de si o processo evolutivo que toda a humanidade deve seguir. Sua realização nesse sentido haverá, depois, de fazer dele um exemplo real daquilo que cada integrante da grande família humana pode alcançar.

6- porque no inicio da modernidade vigorou o ceticismo? consulte o texto para responder

Porque no período imediatamente anterior, a Idade Média, a visão de mundo européia era teocêntrica, isto é, era tudo feito por Deus, e para Deus. Por isso não se podia estudar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com