TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Da Modernidade Liquida

Trabalho Universitário: Caracteristicas Da Modernidade Liquida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 9

Características da Filosofia Moderna

E

Características da Modernidade Líquida

Características da Filosofia Moderna

A filosofia moderna é a primeira a reconhecer que, sendo todos os seres humanos seres conscientes e racionais, todos têm igualmente o direito ao pensamento e à verdade. Desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII e XVIII, tendo seu início no Renascimento.

Suas Características

A Filosofia do Renascimento

A Renascença é preparada pelo Humanismo, e tem como seu equivalente religioso a reforma protestante As características da renascença está na renovação à civilização clássica e o seu aprendizado.

A Filosofia do Racionalismo

Os racionalistas consideram que só é verdadeiro conhecimento aquele que for logicamente necessário e universalmente válido, isto é, o conhecimento matemático é o próprio modelo do conhecimento. Assim sendo, o racionalismo tem que admitir que há determinados tipos de conhecimento, em especial as noções matemáticas, que têm origem na razão. Não quer isso dizer que neguem a existência do conhecimento empírico. Admitem-no. Consideram-no porém como simples opinião, desprovido de qualquer valor científico. O conhecimento, assim entendido, supõe a existência de ideias ou essências anteriores e independentes de toda a experiência.

A Filosofia do Empirismo

Teoria segundo a qual todo conhecimento provém da observação e da experiência, ou ainda, doutrina filosófica que acredita somente no conhecimento empírico, isto é, o conhecimento originado na experiência. Algo é "empírico" quando a sua veracidade ou falsidade pode ser verificada tendo como referência os fatos que a experiência revelou. Assim sendo, "empírico" é aquilo que se baseia exclusivamente pela experiência, baseada não na teoria, mas sim, em fatos ocorridos. Na ciência, o empirismo deve suas bases modernas a John Locke e David Hume, e como método científico defende que as teorias devem ser baseadas na observação (investigação empírica) e no raciocínio dedutivo.

A Filosofia do Iluminismo

Os iluministas caracterizavam-se pela importância que davam à razão. Somente por meio da razão, afirmavam ser possível compreender perfeitamente os fenômenos naturais e sociais. Essas ideias baseavam-se no racionalismo. Defendiam a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII.

A Filosofia da Politica

O primeiro filósofo a sistematizar uma ideia política foi Platão (428-7 – 348-7 a.C.). Ele escreveu sobre o assunto principalmente em dois livros, A república e As leis. Nestes livros, apresenta a ideia de que uma sociedade bem ordenada é aquela onde cada indivíduo desempenha a função na qual é mais habilidoso. Os hábeis com as mãos deveriam ser artesãos, os fortes devem proteger a cidade e os sábios devem governá-la. Platão pensa também sobre como deve ser a educação nesta cidade ideal, para conseguir desenvolver em cada criança o seu potencial a fim de que possa executar melhor a sua função. Cada indivíduo, para ele, será livre enquanto estiver cumprindo as leis, criadas com o intuito de melhor conduzir a cidade.

A Filosofia moderna surge em contraposição a Filosofia Medieval, que era escolástica, tecnológica, enquanto a Moderna é humanista e antropocêntrica, o homem passou a ter o seu ponto de vista, sendo o centro das atenções, ênfase na fé como experiência individual, valorizando o individualismo e o espírito crítico, em busca de explicações científicas. Os primeiros pensamentos sobre o pensar livre, provocados pela rendição da razão a soberania da fé durante a chamada idade média. Os da modernidade chamaram para o âmbito da inteligência e capacidade humana a tarefa de pensar o mundo.

A sabedoria não e mais visto como algo sagrada e mística além da compreensão do homem comum, através do pensar do racionar o homem e capaz de traçar seu próprio destino e caminhar rumo ao conhecimento

O caráter mais saliente da filosofia moderna é a independência excessiva de qualquer autoridade, o menosprezo completo da tradição cientifica. Inaugurada por Descartes, pouco depois que a reforma protestante proclama o livre exame a autonomia absoluta em matéria religiosa, num tempo em que os ataques da Renascença haviam desprestigiado as teorias tradicionais, a filosofia moderna rompeu definitivamente com o passado.

A Filosofia Moderna obedece ao pensamento desenvolvido da metade do século XV ao final do século XVIII. O que chamamos de mentalidade moderna ocorrem das mudanças culturais, sociais, religiosas e econômicas que ocorrem na Europa deste período.

Isso significa, por um lado, que tudo o que pode ser conhecido deve poder ser transformado num conceito ou numa ideia clara e distinta, demonstrável e necessária, formulada pelo intelecto; e, por outro lado, que a Natureza e a sociedade ou política podem ser inteiramente conhecidas pelo sujeito, porque elas são inteligíveis em si mesmas, isto é, são racionais em si mesmas e propensas a serem representadas pelas ideais do sujeito do conhecimento.

Essa concepção da realidade como intrinsecamente racional e que pode ser plenamente captada pelas ideias e conceitos preparou a terceira grande mudança intelectual moderna. A realidade, a partir de Galileu, é concebida como um sistema racional de mecanismos físicos, cuja estrutura profunda e invisível é matemática. O “livro do mundo”, diz Galileu, “está escrito em caracteres matemáticos.”

A realidade, concebida como sistema racional de mecanismos físico matemáticos, deu origem à ciência clássica, isto é, à mecânica, por meio da qual são descritos, explicados e interpretados todos os fatos da realidade: astronomia, física, química, psicologia, política, artes são disciplinas cujo conhecimento é de tipo mecânico, ou seja, de relações necessárias de causa e efeito entre um agente

E um paciente

A filosofia moderna coloca a razão, sujeito a exigências da fé na idade média, em liberdade e pôr fim à dependência do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com