TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODERNIDADE LÍQUIDA: EMANCIPAÇÃO

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1] Julia Prado Basile

Pensamento e Comportamento

CSO 1A

MODERNIDADE LÍQUIDA: EMANCIPAÇÃO

Em Emancipação, Bauman demonstra a ideia de que há dois tipos de liberdade: subjetiva e objetiva. A primeira pode ser traduzida como uma forma de poder agir razoavelmente, com possíveis chances de sucesso. A última demonstra-se pela manipulação direta das intenções.

O autor também levanta uma questão sobre o conceito de liberdade, ao questionar se a mesma seria uma benção ou maldição, ou seja, uma benção ao oferecer liberdade ao individuo, podendo ele agir da forma que quiser, ou uma maldição, já que toda ação tem uma reação e o próprio indivíduo deve se responsabilizar por ela [reação, vulgo, consequência].

Neste ponto ele procura fazer uma distinção entre liberdade subjetiva e liberdade objetiva. A primeira pode ser traduzida como uma forma de poder agir razoavelmente, com possíveis chances de sucesso. A última demonstra-se pela manipulação direta das intenções. E procura observar a necessidade de libertação subjetiva e necessidade de libertação objetiva. Para atingir a liberdade, portanto, faz-se necessário submeter-se à sociedade e a suas normas. Dessa forma, as normas capacitam tanto quanto incapacitam, sendo que a ausência de norma, ou anomia, reflete puramente a incapacitação do indivíduo, instalando-se a consciência da dúvida e do medo.

Ademais, observa a definição de Touraine, a qual afirma que o ser humano é eminentemente um ser social, definido por seu lugar na sociedade. É a sociedade que determina seu comportamento e suas ações. Por essa definição todas as ações sociais, todas as especificidades culturais e psicológicas podem ser encontradas dentro dos indivíduos e não mais em instituições ou em princípios universais. Bauman constata que nesta fase da modernidade os valores comunitários estão fora de época e os sonhos comunitários foram desacomodados. A sociedade deixou de se questionar. Observa que isso não significa que a sociedade tenha suprimido a validade do pensamento crítico, mas significa que há uma sociedade de indivíduos emancipados, livres que, no entanto, não estão engajados em uma “política-vida”, ou seja, são reflexivos individualmente, e estão sempre prontos a corrigir os próprios rumos, mas, abandonaram o espaço da ágora – o espaço da política.

Bauman alega que na sociedade contemporânea (ou sociedade da modernidade fluída) a hospitalidade dá espaço à crítica, e assim, considera esta fase da modernidade como aquela em que a acomodação do pensamento às ideias de modernidade não possibilitam as ações críticas e coletivas.

Finalizando suas observações sobre o conceito de emancipação, Bauman recorre à duas metáforas para tentar explicar o ocorrido nesta fase da modernidade: a metáfora do acampamento e a metáfora da casa compartilhada. No primeiro há a negociação que existe em termos de administração do lugar a ser ocupado. Essa administração nunca é questionada e no acampamento nunca se pretende assumir responsabilidades relativas ao gerenciamento do lugar. Na casa compartilhada ocorrem relações entre o espaço e o público. Existe a co-responsabilidade pelo gerenciamento. O autor conclui que na modernidade líquida o padrão seguido é o do acampamento.

Nesta altura da reflexão sobre a emancipação o autor traz a tona Max Weber que discursava sobre a impossibilidade de atingir a satisfação plena, porque o momento da autocongratulação e realização plena moviam-se rápido demais, para mais e mais adiante, fazendo com que o individuo fosse impulsionado para frente, perseguindo outros objetivos e anseios. 

Para o autor há duas características que fazem a forma de modernidade nova e diferente, o colapso gradual e o rápido declínio da antiga ilusão moderna e a desregulamentação e privatização das tarefas e deveres modernizantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com