TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carl marx

Por:   •  1/5/2015  •  Bibliografia  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

AFONSO CELSO VIEIRA

FRANCISCO DE ASSIS ALVES

PAULO NEGREIRO ALVES

ROBERTO FEREZIN RAPOSO

THIAGO DOS SANTOS COSTA

WILLIAM SILVA DE OLIVEIRA

KARL MARX E O CAPITALISMO

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

AFONSO CELSO VIEIRA

FRANCISCO DE ASSIS ALVES

ROBERTO FEREZIN RAPOSO

THIAGO DOS SANTOS COSTA

WILLIAM SILVA DE OLIVEIRA

KARL MARX E O CAPITALISMO

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de engenharia elétrica da Universidade Anhanguera de São Paulo como requisito parcial para a conclusão da disciplica de economia, sob orientação da Prof.ª Danieli Macellone.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ....................................................................................................        04

  1. KARL MARX ..................................................................................................        04
  1. Quem foi Karl Marx e sua história  ...........................................................        04

  1. KARL MARX E O CAPITALISMO .................................................................        06
  1. O materialismo histórico ...........................................................................        06
  2. Estrutura e superestrutura .......................................................................        06
  3. A divisão de classes ................................................................................        07
  4. A “Mais-valia” ...........................................................................................        07
  5. Alienação do Trabalho .............................................................................        08
  6. Fetiche da Mercadoria .............................................................................        09
  7. Revolução do Proletariado ......................................................................        09
  1. CONCLUSÃO .................................................................................................        10
  1. REFERÊNCIAS ..............................................................................................        10

INTRODUÇÃO

  1. Karl Marx
  1. Quem foi Karl Marx e sua história

Karl Heinrich Marx, nasceu em Treves, ao sul da Prússia no dia 05 de Maio de 1818. Foi o segundo de oito filhos do advogado Hirschel Marx e de sua esposa a holandesa Henriette Pressburg.

Os pais de Karl constituiam um casal harmonioso, o que foi de grande importância para a formação de sua personalidade.

Marx foi um excelente aluno, completou o segundo grau aprovado com êxito no exame de maturidade, e de sua dissertação final, tiramos duas frases significativas que já demonstravam seu excepcional intelecto:

“ Nem sempre podemos abraçar a profissão para a qual acreditamos estar preparados; nossa posição na sociedade está de certa medida definida antes que tenhamos condições de determiná-la “.

“ A natureza do homem é de tal maneira que ele não pode atingir a própria perfeição senão agindo para o bem e a perfeição da humanidade “.

Dessa maneira, começou a despertar um sentido de justiça e visão acerca da humanidade.

Em 1835 e 1836, fez cursos de direito, mitologia clássica e história da arte na Universidade de Bonn, depois foi estudar direito na Universidade de Berlim, porém o que lhe despertava interesse eram as aulas de filososia e história.

Frequentou círculo de poetas e começou a ter contato com o obra de Hegel, antigo professor da universidade, Spinoza, Kant, Aristótele e Epicuro.

Marx logo se opõe ao sistema de Hegel, que justifica a ordem social e política existente, como resultado necessário da marcha do espírito absoluto através da história.

Karl Marx defendia idéias igualitárias e sofreu perseguições. Sem poder expressar suas idéias, resolve apresentá-las nos jornais, seu primeiro artigo de censura à imprensa, foi censurado.

Ainda tentou por várias vezes expressar suas idéias em jornais e revistas, porém sempre era censurado, até que foi expulso da Bélgica, passou por Paris, Alemanha, até se exilar em Londres, onde permaneceu até o fim de sua vida

Em 1843 até 1845, período que Marx passou em Paris, concluiu que a burguesia que estava no poder, não tinha mais nada de revolucionária, sendo incapaz de cumprir as tarefas democráticas, e que o impulso da libertação viria de uma nova classe, a dos trabalhadores e assalariados, que teria o poder de se libertar das mais variadas formas de opressão.

Marx parte para uma profunda  crítica contra o capitalismo, que considera a maior causa da alienação da sociedade. Descreve a economia como sendo de importância central para os demais aspectos da existência humana. Então passa a dedicar-se inteiramente a atividades que procuravam melhorar as condições de vida dos trabalhadores.

Marx voltou sua atenção para as origens, desenvolvimento ( contradições ) e lógica de seu funcionamento, ao analisar a necessidade do ser humano em produzir e reproduzir seus meios de existência em diversos estágios da humanidade.

A obra que transformou sua vida e abalou sua saúde foi “O Capital”, que analisava o funcionamento do capitalismo em pleno processo de industrialização quando o capital adentrou e passou a controlar o processo de produção, inclusive e, principalmente o trabalho.

  1. Karl Marx e o Capitalismo
  1. O materialismo histórico

Na teoria de Karl Marx, o materialismo histórico explica a história das sociedades humanas, através de fatos materiais, principalmente econômicos e técnicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com