TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta De Abjuração Galileu Galilei

Monografias: Carta De Abjuração Galileu Galilei. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 4

O impacto das descobertas de Galileu Galilei (1564 – 1642) não pode ser facilmente mensurado. Os estudos sistemáticos deste físico, astrônomo e filósofo italiano tiveram forte repercussão na ciência – que praticamente nasceu com Galileu, da forma como a conhecemos – na filosofia, na astronomia, na religião, enfim, mudou radicalmente nossa concepção de mundo. É também o exemplo do poder de uma teoria, uma vez que olhávamos para cima e víamos um sol que girava ao redor da terra, e depois de Galileu nos percebemos girando ao redor de uma estrela em um espaço infinito. Não éramos mais o centro do universo, não éramos mais o centro de nada. A própria física – como ciência - nasceu com Galileu, se descolando da filosofia natural. Este cidadão de Florença é um dos gigantes a que Isaac Newton se refere na sua famosa frase “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”.

Mas a vida e as descobertas de Galileu não tiveram um caminho fácil. Em 1600 a inquisição da Igreja Católica havia queimado Giordano Bruno (1548 – 1600) por afirmar que a terra poderia não ser o centro do universo. A inquisição entendia que esta ideia ia de encontro às escrituras sagradas, portanto, era uma heresia. Galileu, após uma carreira brilhante, então com setenta anos de idade, minado pela velhice e problemas pessoais, foi submetido à Inquisição. O que Galileu não sabia é que seria complicado para a Igreja Católica matar um eminente astrônomo, já muito conhecido pelas grandes mentes, personalidades e políticos de toda a Europa. Assim, em seu interrogatório, a inquisição sempre dava a entender para o velho astrônomo que, naquele dia, iria para as masmorras e para a tortura. Os guardas o acompanhavam para seu quarto e Galileu nunca sabia para onde seria levado. Imaginava suas pernas e braços sendo esticados em uma roda de tortura. Tal era a tortura psicológica que os inquisidores usaram.

Assim, a inquisição conseguiu o que pretendia: fazer Galileu assinar uma carta de abjuração, negando suas ideias. Desta forma a Igreja Católica não precisaria se dar ao constrangimento de matar uma eminente personalidade, o que poderia gerar retaliações políticas. No entanto, a Igreja acabou legando para a humanidade e para a história uma mensagem de intolerância e ignorância que se tornou um constrangimento histórico e um mancha que não se consegue mais apagar.

Autor: Alfredo de Moraes Rêgo Carneiro

Graduando em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília

Leia abaixo a carta de abjuração de Galileu, escrita em 1633. Tradução de Yaska Antunes.

“Eu, Galileu Galilei, filho do finado Vincenzio Galilei de Florença, com setenta anos de idade, vindo pessoalmente ao julgamento e me ajoelhando diante de vós Eminentíssimos e Reverendíssimos Cardeais, Inquisidores Gerais da República Cristã Universal, contra a corrupção herética, tendo diante de meus olhos os Santos Evangelhos, que toco com minhas própria mãos, juro que sempre acreditei, e, com o auxílio de Deus, acreditarei no futuro, em tudo a que a Santa Igreja Católica e Apostólica de Roma sustenta, ensina e pratica. Mas como fui aconselhado, por este Ofício, a abandonar totalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com