TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso 3 Filosofia

Artigos Científicos: Caso 3 Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  826 Visualizações

Página 1 de 2

Caso 2 - A relação entre justiça e lei

Leia o texto abaixo, retirado do endereço eletrônico http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u422800.shtml, respondendo, a seguir, as questões que seguem:

Governo argentino e ruralistas retomam disputa com protestos da BBC Brasil, em Buenos Aires

Com duas manifestações que reuniram multidões em dois pontos diferentes da capital argentina nesta terça-feira, o governo da presidente Cristina Kirchner e os ruralistas retomaram a disputa após um período de trégua. Os protestos em Buenos Aires ocorreram um dia antes da votação no Senado da proposta do governo que prevê o aumento dos impostos sobre as exportações do setor agropecuário. (...) Em um discurso de quase 30 minutos, o ex-presidente Kirchner fez fortes críticas aos ruralistas: "Quiseram destituir o governo nacional e popular (de Cristina)", disse o ex-presidente. "Damos a outra face, porque estamos em defesa do povo." Já o Presidente da Sociedade Rural, Luciano Miguens disse: "Essa medida não pode ir adiante", disse "É injusta, confiscatória e inconstitucional." (grifo nosso)

1. A possibilidade de uma lei ser injusta é largamente discutida nos dias de hoje. A partir de uma perspectiva platônica de Estado, expressa na obra República, é natural que o filósofo-rei elabore regras concretas injustas? Justifique.

Resposta: Não, uma vez que a forma que Platão elaborou sua teoria de cidade, o filósofo-rei age pela razão, preocupado com o bem comum. Para ele quem governa é o que possui alma racional, logo não cometeria justiça, devido ser guiado pela razão. Quem governa tem a aptidão que vem da alma, o filósofo-rei nasceu com aptidão de governar e não adquiri em processo de ensino, é extraída da alma.

2. Tomando o caso argentino acima como referência, Platão consideraria possível que uma regra injusta pudesse ser emanada por um governo popular? Por quê?

Resposta: Sim, para Platão o povo não tem aptidão de governar e sim alma apetitiva que é aptidão por comércio, portanto é possível que o povo elaborasse uma lei injusta, devido não ter aptidão para o governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com