TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso 7

Tese: Caso 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

1-O fato de que muitos jovens de estratos sócioeconômicos desfavorecidos não se reconhecem e não se auto-rotulam como "adolescentes" nos leva a considerar que: (XVII CONCURSO PÚBLICO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA- PSICÓLOGO/1998)

CORRETA (c) práticas sociais implicam necessariamente sistemas de significação que, por sua vez, definem relações e inserções sociais;

2-“Devemos ter cuidado de não dar como certo que o que vemos é o que existe, acreditamos que ver é crer, mas, na realidade funcionamos como se crer fosse ver.” (Ehrenberg) (PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO DO SUL – PSICÓLOGO/2003)

Considere as afirmativas:

I.As pessoas interpretam seletivamente o que veem a partir dos seus interesses, antecedentes, experiências e atitudes.

II.A representação interna da experiência que se tem de um acontecimento não é exatamente o acontecimento em si, mas uma reelaboração interna e personalizada do mesmo.

III.O que o indivíduo percebe no mundo vê-se em parte limitado pelo seu equipamento sensorial e em parte limitado pelas suas hipóteses em relação ao mundo.

IV.A percepção é um processo ativo que surge da relação dialética sujeito-objeto.

É CORRETO afirmar que:

CORRETA (a)I,II,III e IV são verdadeiras;

(b)I e III são falsas;

3-A respeito do conceito de estereótipo podemos afirmar que nem sempre são avaliações prejudiciais de indivíduos e grupos. Partindo desta afirmativa, exemplifique uma situação em que podemos verificar a criação de um estereótipo que não contenha uma avaliação prejudicial.

RESPOSTA: Os estereótipos raramente são benignos, mas há casos como quando vemos uma pessoa pela primeira vez e temos uma imagem positiva dela, torna-se benigno.

4- Um treinador da seleção brasileira de futebol, certa vez, fez a seguinte declaração sobre a participação de homossexuais na seleção:

“Não tiraria, mas acho que ele nem seria convocado. Um jogador assumido causaria um impacto muito forte. Como foi nas Forças Armadas Norte-Americanas. O ambiente do futebol reagiria muito, é muito conservador”.

Numa escola, um diretor, após ler tal entrevista, comentou sobre a mesma com o professor de Educação Física. Em seguida, solicitou a exclusão de um atleta assumidamente homossexual do time de voleibol.

O diretor disse:“Tenho ódio desse tipo de gente. Um homossexual estimula a promiscuidade. Tire-o do time”.

O professor recusou-se a tomar tal atitude e disse ao diretor:“Ele foi convocado e eu não vou tirá-lo do time. Não é o homossexual quem tem de mudar, mas o ambiente que tem de deixar de ser conservador. Sua atitude é preconceituosa”.

Neste contexto e considerando-se o preconceito enquanto um fenômeno de grupo, análise as atitudes do Diretor da Escola e do Professor de Educação Física.

(ADAPTAÇÃO PREFEITURA DE OLINDA – PSICÓLOGO/2008)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com