TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comentário sobre trecho da obra "ética a nicomaco"

Por:   •  16/2/2017  •  Dissertação  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

Ética a Nicomaco

No trecho da obra “Ética a Nicomaco”, ‘escrita’ por Aristóteles ao seu filho Nicomaco, é destacado o conceito de Política, princípios éticos e a finalidade do ser humano. Aristóteles define a Política como a diretriz de todas as outras artes/ciências designando suas funções e importância.

Atribui-se à finalidade do ser humano alcançar a felicidade, independentemente de ser culto ou vulgo. Ambos conferem o “ser feliz” com o bem agir e o bem viver. Entretanto, os meios por quais o homem culto e o homem vulgo utilizam para serem felizes, distinguem-se entre sim.

Tomemos como base, para melhor compreensão, o modo de vida dos homens. De acordo com seus modos de vidas, estes são divididos em três categorias: a vida bestial; a vida política, e a vida contemplativa.

A vida bestial está diretamente ligada ao prazer, aos deleites e gozos. Tem a felicidade no prazer físico, no qual encontram a satisfação pessoal. Isto é notório na atualidade, mais precisamente no modo de vida dos jovens adultos com o consumismo e com a cultura da ostentação. A sociedade altamente consumista vê no dinheiro e no que pode ser comprado uma garantia de status ou posição social mais elevada, não se limitando à posse. Além de possuir, faz-se necessário a exposição daquilo que é possuído.  É pelo estímulo de alguns ritmos musicais e uso de redes sociais que a influência da ostentação se faz presente também entre jovens de classe baixa, os quais compreendem a ostentação como forma de alcançar o respeito e prestígio social.

Já a vida política atribui ao conceito de felicidade, a honra. O homem político convence-se da sua bondade quando se torna um homem honrado. Contudo, este fica sujeito à superficialidade, já que por vezes abrirá mão da sua subjetividade para satisfazer as condições de alguém considerado digno. Em busca da virtude, acaba vivendo de aparência, “maquiando” sua felicidade para outrem. Pode-se perceber a busca pela aprovação alheia nos inúmeros grupos e instituições sociais dos quais participamos, desde a família (nossa primeira instituição social) até nosso local de trabalho, por exemplo. Pessoas renomadas, influentes e de grande prestigio social são alvos fáceis de longos matrimônios -  marcados pela indiferença, conflitos internos e escândalos - fadados ao erro que, proporcionam inúmeros episódios de infelicidades, em troca de pequenos momentos de aparente felicidade.

Quanto à vida contemplativa, esta é enaltecida por Aristóteles. Neste modo de vida, a felicidade corresponde à Verdade. Os sábios e filósofos objetivam a busca incessante pelo conhecimento.

Logo, sendo a política a arte memorável, determinante das demais ciências e artes, tem demasiada importância para o indivíduo como cidadão. É por meio do conhecimento anteriormente citado e da ação (seus objetivos) e visando o melhor que a ciência política capacita-se como o maior de todos bens.


Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicomaco. In: Coleção Os Pensadores. Tradução: Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com