TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencias Profissionais

Trabalho Escolar: Competencias Profissionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 7

COMPETENCIAS PROFISSIONAIS.

E1 P1

1.1

1. O significado da palavra administração e suas variáveis no decorrer da história;

Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: Planejamento, Organização, liderança,execução e controle. Ao decorrer da história alguns clássicos fizeram as suas primeiras experiências, criaram as primeiras soluções escreveram os primeiros ideais. Uma de suas preocupações, provavelmente a principal, era entender e fazer funcionar as organizações e os sistemas produtivos que nasceram com a Revolução Industrial.

Taylor-Liderou o movimento da administração cientifica com ênfase no combate ao desperdício.

Ford - Desenvolveu e implantou a linha de montagem.

Fayol - Explicou o papel dos gerentes no processo administrar.

Weber - Lançou as bases para o estudo das organizações e da burocracia.

O que praticamos e conhecemos hoje é fruto do trabalho dessas pessoas.

Escola da Administração

Para conseguir atingir determinados objetivos, desde os primórdios da humanidade o homem associou-se a outros, para por meio do esforço conjunto, atingir o que pretendia. Desses esforços conjuntos surgiram as empresas rudimentares, que remontam a época dos assírios e babilônios entre outros. Contudo, a história da administração é recente, ela surgiu com o aparecimento da grande empresa. O fenômeno que provocou esse aparecimento ocorreu no final do século XVIII, chegando a limiar do século XX, esse fenômeno que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução industrial.

Com a segunda revolução industrialhouve um surto de progresso, acompanhado com a expansão do capitalismo financeiro, o que nos viria a permitir a criação e o funcionamento de grandes organizações empresariais.

O lançamento dos fundamentos de uma teoria geral da administração coube a dois engenheiros, e juntos deram origem a chamada escola clássica da administração.

Um deles, Frederick Taylor norte-americano, teve repercussão enorme nos meios acadêmicos e empresariais com a sua obra “Shop Management” (Gerência de Fábrica), lançada em 1903.

O outro, é Henry Fayol que ganhou prestígio extraordinário com seu trabalho “Administracion Industrialle et Generale”, publicado em 1916.

A escola Clássica da administração pode ser dividida em dois grupos, o primeiro liderado por Taylor, chamado “administração cientifica” e o segundo, liderado por Fayol denominado por “Teoria clássica da administração”.

A abordagem clássica da administração cobre assim duas áreas distintas: a operacional, de Taylor, com ênfase nas tarefas e a administrativa de Fayol com ênfase na estrutura organizacional.

Escola de administração Científica (Taylor)

O seu nome deriva da aplicação de métodos científicos (observação, experiência, registro e análise) aos problemas da administração, com vistas a alcançar maior eficiência industrial, produzir mais, a custos mais baixos.

Taylor tinha seu objetivoinicial voltado para eliminar os desperdícios nas industrias americanas, o que era comprovadamente um dos elementos importantes na formação dos preços dos produtos.

Para Taylor a administração deveria ser tratada e estudada cientificamente e não empiricamente, a improvisação deve ceder espaço ao planejamento e o empirismos deve dar lugar a ciência.

• Objetivos da administração cientifica:

- Eliminar os desperdícios sofridos pela indústria e aumentar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.

- Aumentar a eficiência pela racionalização do trabalho (tarefa)

- Aplicar os métodos da ciência (observação e mensuração) aos problemas da administração.

Taylor foi o primeiro a fazer uma analise completa do trabalho na fabrica, inclusive dos tempos e movimentos estabelecendo padrões de execução. Ele treinou os operários de acordo com a fase de trabalho, instalou salas de planejamento e organizou cada unidade, dentro do conjunto.

O principio da administração cientifica era que a racionalização do trabalho devia ser logicamente acompanhada de uma estruturação geral da empresa.

Taylor teve muitos seguidores de alto valor, entre os quais se destacam: Carl Barth, Henry Gautt, Harrington Emerson, Frank Gilbreth e LilianGilbreth.

● Criticas á Escola de Administração Cientifica:

• Mecanicismo(arranjo rígido e estático das peças)

- As organizações humanas vistas como tarefas, cargos e e funções, deu-se pouca atenção as pessoas.

• Super especialização (facilitou seleção e treinamento, mas tornou supérflua a qualificação)

- Pesquisas posteriores demonstraram que um aumento na especialização não redunda necessariamente em aumento de eficiência.

Teoria Clássica da Administração( Fayol)

Comandada por Henry Fayol a teoria clássica nasceu na França, a ênfase é posta na estrutura da organização no fundo o objetivo das duas correntes (clássica e cientifica) é o mesmo: Maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalho e da empresa. A teoria clássica partiu da abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão anatômica e estrutural.

Sua teoria exposta em seu livro esta contida na proposição de que toda empresa pode ser dividida em seis grupos de funções:

1. Funções técnicas, relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.

2. Funções comerciais, relacionadas com a compra e venda.

3. Funções financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais

4. Funções de segurança, relacionadas com a proteção e preservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com