TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreendendo A Diversidade Humana

Ensaios: Compreendendo A Diversidade Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

É importante entender a sociedade levando em consideração a diversidade, pois vivemos em um espaço onde podemos conviver com pessoas e culturas extremamente diferentes.

A humanidade sempre apresentou uma grande variedade de diferenças que se percebem entre si. Aspectos culturais e fisicos; como costumes, vestimentas, cor dos olhos, estaturas, linguas e etc..

Baseando-se nisto irei destacar os principais tipos de diversidade, como a cultural, linguistica e histórica, buscando explicar seus conceitos , como elas estão presente em nossa sociedade, e quanto é importante respeitarmos a diversidade humana.

2.1-Diversidade historica

O Brasil é um pais com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indigena, o branco e o negro. Os indigenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nãçao e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Nos registros históricos do Brasil, os portugueses que eram os colonizadores usavam os negros africanos como escravos, usando de argumentos a justificativa que os negros eram seres inferiores, que não podiam se igualar aos brancos. O negro não era visto, como ser ertencente a sociedade, com história e cultura. Isso copntribui ainda hoje para termos uma visão distorcida sobre a diversidade da populaçao africana. Ainda difundimos uma ideia de que o negro é apenas um descendente de escravos, e que antes da escravidão não existia nada, historia, nome, sobrenome, religião, cultura e lingua de tudo que lhe é negado.

A imagem acima é um exemplo de como os negros africanos eram tratados pelos colonizadores europeus. Eles trabalhavam exaustivamente, dormiam em senzalas, e eram aplicados a eles varios castigos ,sendo torturados fisicamente e pisicologicamente; seus senhores passavam a idéia da supremacia da raça branca.

Os indios também eram retratados como selvagens, um “quase animal”que deveria ser domesticado ou derrotado, sendo uma vitima indefesa da crueldade européia. Ou seja os europeus assumiam uma postura etnocentrica diante da miscigenção abandonando a herança indigena e africana.

2.1.1- DIVERSIDADE LINGUISTICA

A diversidade lingüística refere-se à variedade e a abundancia de diferentes línguas que encontramos no mundo. A linguagem é um sistema de comunicação verbal próprio dos seres humanos. Estima-se que existem mais de 6000 idiomas no mundo.

Neste caso, o conceito da diversidade lingüística, está relacionado com a convivência de línguas diferentes, e o respeito, por todas as línguas, promovendo a preservação daquelas que se encontra em extinção.

No Brasil considerando que as cidades de nossa região são formadas por diversas raças e povos, é impossível ignorar que a diversidade étnica caracteriza nosso país. Embora, a língua falada pela grande maioria da população seja o português, esse português apresenta um auto grau de diversidade e de variabilidade, não apenas por causa da grande extensão territorial do país que gera as diferenças regionais, mas também pelas variedades sociais.

Existem varias formas de variações lingüísticas no Brasil, pois o falar de um gaucho é muito diferente dos falares nordestinos e mesmo nestas regiões existe diferenças nos falares de seus habitantes. Estas diferenças regionais são percebidas principalmente no sotaque fazendo surgir dialetos regionais marcantes como o baiano e o carioca.

No entanto a variação lingüística mais acentuada é a “social” está, assim como as demais, serve como veiculo de discriminação e de divisão social. Enquanto as variedades faladas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com