TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito De Liberdade Em Aristóteles

Casos: Conceito De Liberdade Em Aristóteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  5.500 Palavras (22 Páginas)  •  689 Visualizações

Página 1 de 22

O CONCEITO LIBERDADE EM ARISTÓTELES E NO EXISTENCIALISMO DE SARTRE

Paulo Ricardo Miranda de Queiroz1 Resumo O homem nasce e permanece livre. A liberdade foi e ainda é bastante discutida entre os pensadores, todos em busca de uma explicação convincente e correta acerca desta palavra que faz toda diferença na existência humana. Diante deste impasse, o que é a liberdade? Dois autores se destacam para tentar resolver esta questão. Estes são Aristóteles e Sartre. Aristóteles acreditava que a liberdade consistia numa harmoniosa integração do indivíduo numa sociedade em que a escravatura abrangia a maior parte dos homens. Já para Sartre constitui-se com verdades concretas e históricas sobre o homem. Afirma a liberdade e a realização do homem na decisão livre. Palavras chaves: Liberdade, existência, essência, escolha, consciência. INTRODUÇÃO A liberdade se apresenta como um dos princípios de maior compromisso filosófico e mais extensas consequências quando a reflexão se volta para o homem. Ao longo do tempo a filosofia foi se revelando e se realizando à procura de um conhecimento completo, ou até simples, para atingir algo que se assume por inatingível e que possa explicar os principais problemas que se colocam ao homem. A liberdade tem sua origem de maneira inexplicável, cujo imo o Homem não define, só a exercita na intimidade de sua existência. Aparece como um conceito muito amplo, com inúmeras respostas e opiniões acerca de sua significação. Sendo assim, resta a colocação de uma questão – O que é a liberdade? Vendo que sua compreensão abrange um nível global há necessidade de aplicá-la na prática, de forma que a sua presença na vida da pessoa mostre os perigos de sua utilização errônea. “A liberdade liga-se ao poder de decisão, de escolha”. (TELES, 2001, p.30).

1 Aluno concluinte em 2010 do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da Faculdade Católica de Anápolis

2

A origem etimológica da palavra liberdade está relacionada à palavra latina Libertas, empregada pelos romanos para diferenciar os escravos e prisioneiros dos cidadãos. Já para o dicionário básico de filosofia a liberdade tem o significado de: “Condição daquele que é livre. Capacidade de agir por si mesmo, autodeterminação, independência, autonomia”. (JAPIASSÚ E MARCONDES, 1991, p.163). Assim, chama-se de livres os homens cuja vontade não depende de outro. Sendo assim, a cada ato responsável e consciente do homem e na sua existência singular, a liberdade se manifesta. De acordo com Descartes (Apud JAPIASSÚ E MARCONDES ,1991, p.163): A liberdade consiste unicamente em que, ao afirmar ou negar, realizar ou enviar o que o entendimento nos prescreve, agimos de modo a sentir que, em nenhum momento, qualquer outra força exterior nos constrange. A formulação do conceito de liberdade despertou em alguns filósofos o questionamento e a reflexão sobre ela. Procuram, então, esclarecê-la e aprofundar-se nesta área, pois o desejo de liberdade é um sentimento profundamente arraigado no ser humano. Teorias filosóficas e políticas, de todos os tempos, tentaram definir liberdade quanto às determinações de tipo biológico, psicológico, econômico, social dentre outras. As concepções sobre essas determinações, nas diversas culturas e épocas históricas, tornam difícil definir com precisão a ideia de liberdade de uma forma generalizada. A história da filosofia nos mostra, então, que filósofos convencidos de suas doutrinas, estas que exprimiam de maneira adequada a essência da liberdade, permitiram recolher experiências que elucidassem as diferentes condições da existência da liberdade como conceito.

A liberdade foi entendida e empregada de diversos modos e em contextos múltiplos, existindo assim uma pluralidade de liberdades. A título de exemplo alguns conceitos a respeito da liberdade. Liberdade política, a qual permite que todos os cidadãos participem da direção do estado e também “... estar livre de controle político, ser livre para falar, pensar e votar como queira...” (MORISON, 1959, p. 73). Liberdade de expressão, onde os cidadãos têm o direito de expressar os seus pontos de vista sem represálias. O indivíduo possui ainda a liberdade de pensamento ou liberdade interior, pois é dono de um espaço só seu, sem constrangimentos. A liberdade de religião, pode ser praticante da religião que escolher, isto livremente. Liberdade física e vital, o homem pode executar movimentos naturais sem constrangimentos. É de suma importância destacar ainda a Liberdade moral, segundo a qual o homem obedece às leis que regem a sociedade em que se insere. Que ele as aceite

3

voluntariamente, já que a sua conduta será conduzida, adequada de acordo com essas normas o seu juízo crítico de ação será a obediência a esses códigos. A consciência de cada pessoa será, no entanto, a norma última a reger a sua ação. Assim, demonstra a Liberdade de consciência, ou seja, se expressa quando a consciência se manifesta contra uma ação do homem. A elaboração do presente artigo científico tem como objetivo clarificar o conceito de liberdade na visão de dois diferentes filósofos – Aristóteles e Jean Paul Sartre – tendo em vista também a aplicação do conceito liberdade na contemporaneidade. Este artigo emprega dados bibliográficos com base histórica e contemporânea. A linha de pesquisa deste trabalho é exclusivamente qualitativa por ser a mais adequada aos propósitos deste estudo.

1.0. CONCEPÇÃO ARISTOTÉLICA DA LIBERDADE

2.0.

1.1. Visão histórica de Aristóteles.

Aristóteles nasceu em Estagira (hoje Stavro), polis do Norte da Grécia continental, unida à Trácia e à Macedônia, em meados de 384 a. C. Especula-se que foi na primeira metade do primeiro ano da nonagésima nona olimpíada, sob o arcontado de Diótrefes. Seu pai era médico e pertencia a uma antiga linhagem destinada ao exercício da arte clínica. Sua mãe, Féstis, nascera em Cálsis, terra de origem dos colonos que futuramente haviam de fundar a Calcídia na península recortada a nordeste do Monte Olimpo. Sua infância foi marcada pela corte real da Macedônia, onde seu pai exercia as funções de médico da família. Com o passar do tempo, Aristóteles foi para Atenas e adentra na academia. As aulas são ministradas pelo professor de retórica Isocrátes. Aristóteles frequentou por muito pouco tempo esta escola preferindo os cursos ao ar livre. Aristóteles sempre foi cercado de pensadores de sua época. Logo assumiu uma característica de leitor, dado pelos filósofos de sua convivência. Sendo assim, Platão, um dos influentes intelectuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com