TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Filosóficos Da Educação.

Monografias: Conceitos Filosóficos Da Educação.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta a influência filosófica no contexto educacional onde cabe ao professor elaborar suas práticas pedagógicas a fim de fazer com que seus alunos reflitam sobre conceitos que moldam os costumes de uma sociedade e adquiram uma nova e abrangente visão de mundo.

Na Grécia antiga surgiram os primeiros pensadores que com suas teorias e pensamentos avançados para sua época tomaram a educação como fonte de investigação mais profunda do ser humano.Contudo tal ciência tem como domínio alcança-los com conceitos que transformamo modo de aplicação do conhecimento para a construção mútua de saberes, onde educadores estimulam seus alunos a pensarem, transformando-se em seres cultor e críticos.

Há muito tempo a filosofia tem contribuído para a melhoria no campo educacional, visto que os ideais que permeiam tal ciência foram incorporados pelos gregos. A busca pela compreensão do comportamento e mente humana foram quesitos primordiais para implantarem a filosofia no conceito da educação e de mundo. Esses filósofos gregos relacionaram seus pensamentos ao contexto da educação porque acreditavam que somente através da educação o homem se transformaria em um ser capaz de adquirir uma alma culta e artística.

Para Platão a procura pela educação ideal é ter o domínio do conhecimento da realidade onde cada ser humano esta inserido, assim, na visão de Platão, a filosofia deveria ter como finalidade contribuir para o esclarecimento da astúcia adequada, para poder distinguir por si mesmos, crenças que não sejam verdadeiras, aprimorando assim, um conhecimento que diferem uma educação errônea onde muitos são levados a reproduziram algo pronto sem se importar em produzir por suas próprias ideologias.

Diante deste contexto a educação tornou-se fonte de estudo do campo filosófico.Assim sendo, a conjuntura da filosofiada educação nasceumediante a união das ciências: filosófica e pedagógica.Com essa parceria é possível ensinar o ser humanoconforme arazão.

Enquanto reflexão filosófica, a Filosofia da Educação tem como tarefa básicabuscar o sentido mais profundo do próprio sujeito no processo educacional, ou seja, de construir a imagem do Homem em seu papel de sujeito/educando, nesse sentido deve ser uma disciplina que busque integrar as várias contribuições das ciências humanas.

Portando a relação entre Educação e Filosofia tornou-se éautomática, complementando uma a outra, pois a educação trabalha com o desenvolvimento dos homens em conjunto na sociedade e a filosofia trabalha com o pensamento sobre como o homem é e como devem agir nessa sociedade.

Assim, a educação dentro de uma sociedade se revela como um instrumento de manutenção ou transformação social e não como um fim em si mesmo. Deste modo, ela precisa de conjecturas, de opiniões que possam nortear os caminhos. A sociedade da qual ela está inserida carecede obter valores que orientemas práticas sobre os problemas que a realidade educacional apresenta.

Através da filosofia o homem é levado a pensar, transformando-se em um ser crítico capaz de desenvolver suas próprias opiniões sobre um determinado assunto. Diante da aplicação deste conceito no âmbito educacionalo ser humano é levado a refletir sobre questões que está relacionada ao cotidiano e que em muitas vezes não se obtêm respostas, ou melhor, não se adquire o conhecimento por falta de interesse.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com