TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções De Homem E De Mundo

Resenha: Concepções De Homem E De Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Resenha  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Concepções de homem e de

mundo.

A Filosoia é caracterizado de três modos: pelos conteúdos e temas tratados, pela função que existe na cultura, e pela forma que trata os temas. Há também na Filosofia alguns conceitos como beleza, verdade e justiça; mas nem sempre foi tratado dessa forma. No século XIX havia uma separação entre ciência e filosofia, assim utilizava de todo o saber. No entanto a Filosofia passou a ter um modo novo de tratar os temas, determinando uma mudança na forma de conhecimento do mundo. A Filosofia representa a passagem do mito para uma nova forma de sentir.

A ciência moderna, caracteriza o método experimental, onde foi se tornando independente da Filosofia, se dividindo em várias partes do conhecimento, tendo em comum o método experimental. O tratamento de certas questões não atinge o conhecimento próprio da Filosofia, ficando ligada ao domínio das ciências.

Os principais princípios da Filosofia é constituído pelo Mentalismo que é a realidade que se esconde de todas manifestações do universo material; o princípio de Correspondência que nos ajuda a explicar todos os fenômenos da natureza e compreender a própria existência da vida; o princípio de Vibração onde nos explica que tudo, no universo está em constante evolução; o princípio de Polaridade é aquele que explica as variações dos estados mentais; o princípio de Ritmo que o Universo da forma como conhecemos é influenciado por constante fluxo e refluxo; o princípio de Causa e Efeito que existe a verdade de que há uma causa para todo efeito e um efeito para toda a causa; e o princípio de Gênero percebemos que ele manifestado em tudo e que o principio feminino e masculino estão sempre presentes.

Sempre que fazemos, pensamos ou vivemos momentos de nossas vidas, a filosofia está sempre presente, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser seu futuro, o homem é o principal objeto da filosofia.A Filosofia sofre o preconceito quanto a sua utilidade e seu objetivo, dentre as demais ciências do conhecimento, pois não sendo uma ciência exata ou técnica ela é desprezada. Sua intenção é estimular consciência, o seu pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem, que consequentemente não é do interesse da sociedade.

A Filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade, a filosofia está disponível para todos, mas poucos se interessam por esse estudo. Se o homem começa a pensar filosoficamente, teria que mudar toda a sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam, entretanto o medo do novo, acostumados aos problemas do dia a dia, não fazem buscar a filosofia. Se o homem em busca da sua verdade adora a filosofia, passará a interrogar sempre sobre em seu universo, vendo assim tendências neste mesmo universo, criando um processo entre a verdade atual e a revelação de seu futuro.

É conveniente para o homem moderno se afastar da filosofia, pois, em meio de uma falsa democracia a qual vivemos, além de corrupta, tem seu domínio na mãos de poucos que determinam a linha de vida política, econômica e social de muitos, tendo como objetivo o poder, ficando cegos para o que realmente acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com