TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Do Homem No Mundo

Trabalho Escolar: Papel Do Homem No Mundo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno : Marcos Rocha Marques

Papel do Homem no mundo

Ao longo da história o homem vem exercendo diferentes papeis. O ser humano tem sido influenciado por interesses econômicos, políticos e sociais passando por várias influências de pensamentos ao longo da mesma.

Na idade média em uma sociedade teocrática em que sua segurança estava na fé em Deus, o ser humano já buscava o sentido da sua existência. No renascentismo o homem já começa a se questionar sobre o seu ser e o sentido de sua criação. Na Idade Moderna a religião é substituída pelo racionalismo, até chegarmos a pós-modernidade onde o homem não encontra mais nenhuma segurança para sua vida, olhando apenas para o lado materialista. Esse contexto atual chamou de sociedade neoliberal, existente praticamente no mundo inteiro. Os Homens tem se tornado como máquinas que produzem e consomem. Não tendo valor aquele que não se enquadra em pelo menos em um desses dois aspectos. Esta abertura antropológica do papel do Homem pelo mundo e a concepção do valor de sua existência atual nos mostra um novo conceito para o sentido da vida do estudo e da ciência. Como homens e futuros educadores devemos exercer um papel neste meio onde a nossa responsabilidade seja de ter uma essência influenciadora contrária a esta sociedade pós-moderna.

É certo que somos produtos do meio de onde crescemos e vimemos e a todo tempo somos influenciados. Uma coisa é sofrer influência e outra é ceder a elas. A forma que as pessoas vivem apenas pela razão e a educação não são suficientes para alcançar o sentido da vida. O aumento na quantidade de comunicações e a maior integração entre os seres humanos não necessariamente tornou a vida mais fácil. As sociedades no planeta se tornaram cada vez mais complexas e envolvem cada vez mais pessoas que não são capazes de atingir algum entendimento entre si sem que haja uma influência externa. Hoje a mídia e os meios de comunicação tem exercido essa influência tirando a capacidade do ser humano de pensar por si próprio. Poder refletir sobre o seu modo de ser e não ser apenas uma cópia do seu próximo se tornou algo difícil em nosso meio.

O Homem não tem se preocupado em desenvolver a sua própria essência, esquece que não se encontra sozinho no universo, cria dentro do seu próprio mundo um meio de comportamento e personalidade preparada por terceiro. Isso sim é o que tem acontecido nesta época pós-moderna. As bases atuais que regem o neoliberalismo no planeta tiram das pessoas o verdadeiro conceito de viver bem, de conhecerem as suas bases culturais e o mais importante o significado da sua existência.

Não quero entrar neste discernimento final querendo valorizar algum aspecto religioso ou científico, mas não estamos sozinhos no universo. De prótons a galáxias veremos que somos muito pequenos diante de tal grandeza e perfeição criada. Podemos ser como galáxias em nosso meio se exalarmos um perfume suave e diferente, tendo uma vida com esperança e realizações. Pequeno como um próton e realmente insignificante é termos uma vida sem objetivos, sem valores e o pior sem essência alguma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com