TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflito De Ideias

Ensaios: Conflito De Ideias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2013  •  2.672 Palavras (11 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 11

Conflitos de Ideias, Maná ou Erva Daninha?

15/08/2013

Devemos aprender a viver juntos como irmãos ou perecer juntos como tolos.

Martin Luther King

Os conflitos sejam eles de opiniões, ou de pontos de vista, são naturais no comportamento humano. Há uma diferença enorme entre o que é um conflito de ideias, opiniões ou pontos de vista em contraponto a um desentendimento. Nos primeiros, normalmente a divergência está não no objetivo a ser alcançado, mas sim nos caminhos que cada um vê para se chegar lá.

Os conflitos ampliam o foco, abrem a lente e determinam múltiplos pontos de vista sobre o mesmo tema. Isso, no universo corporativo é o que gera a tensão criativa e a canalização de esforços para o alcance de objetivos mais amplos para a organização e as pessoas.

Já os desentendimentos são, vias de regra, originários da falta de capacidade dos envolvidos para se chegar a um denominador comum. Os criadores de desentendimentos não focam nos objetivos. Para eles o mais importante é o esforço que eles fazem, para fazer valer o seu ponto de vista, não importa se o objetivo da organização ou das outras pessoas seja alcançado.

A diferença parece inócua, mas uma discussão gerada por conflitos de ideias ou pontos de vista é produtiva e proporciona o crescimento dos envolvidos. Já as discordâncias fundamentadas em imposição de opinião geram conflitos pessoais, inimizades e prejuízos para todos. Principalmente para a empresa ou grupo do qual os geradores de discordâncias fazem parte. Qual a importância de saber lidar com conflitos e desentendimentos?

O tema conflitos, dentro das organizações, tem chamado tanta a atenção que a procura por cursos de “administração de conflitos” é grande e motivou uma pesquisa recente, realizada com mais de cinco mil funcionários em empresas de nove países, incluindo o Brasil.

Os conflitos fazem parte de empresas inovadoras e criativas. O problema não é o conflito em si, mas sim os processos relacionais que os envolvem. As relações humanas, o clima organizacional e muitos outros aspectos podem contribuir para que os resultados desses conflitos sejam produtivos ou improdutivos. Os conflitos de ideias, opiniões e pontos de vista são os que possibilitam descobertas de novos produtos, serviços e melhorias em processos. Já as opiniões impostas geram exatamente o contrário. Numa organização onde as idéias não podem ser discutidas e nem os processos questionados, os conflitos inexistem, mas geram paralisia funcional, desmotivação e desinteresse. Conseguintemente a produtividade é baixa e a inovação pífia. É o velho paradigma de que alguns, geralmente os chefes ou donos, têm sempre razão e os demais devem sempre obedecer.

Os conflitos de ponto de vista são normalmente discordantes não no objetivo fim em si, mas na maneira como cada pessoa expõe seu ponto de vista. Tome como exemplo uma discussão para melhoria de um processo produtivo. Se as pessoas estão discutindo e expondo ideias sobre isso, pressupões-se que concordam que tal processo deve ser melhorado. Então, faltam técnicas eficazes para a identificação das opiniões, não como boas ou ruins, mas como partes de um todo, em que cada pessoa pode concordar com o que o outro disse, mesmo que isso tenha servido para clarear algo que ela tenha dito. Mas, na maioria das vezes ao receber uma opinião contrária a uma parte da ideia a pessoa reage como se o outro tivesse lhe agredindo, diminuindo a sua ideia ou a ele próprio. Ou então o que emite a opinião foca-se no comportamento do colega e não no que ele disse. Como se vê, o problema não está no conflito de ideias ou pontos de vista, mas em como os envolvidos se comportam.

A comunicação é o ponto chave para o sucesso advindo dos conflitos. Obviamente que para isso há muita clareza sobre os processos de discussão de ideias e gente bem preparada para conduzir tais discussões. Estas, por sua vez, instigam o conhecimento e o amadurecimento de todos. Por isso, nestas empresas os índices de satisfação nos levantamentos de Clima Organizacional são elevados e, claro, os resultados operacionais também.

Então como desenvolver um sistema de comunicação para transformar conflitos em energia geradora? Não é uma resposta que fará a mágica. Uma das possibilidades é o treinamento em comunicação de alta qualidade, uma das ferramentas da Programação Neurolinguística – PNL. Mas mesmo a participação em cursos menores e mais gerais sobre comunicação e relacionamento pode contribuir e muito com a melhoria das relações, seja nas empresas ou na família.

Conflito, se bem utilizados tornam-se manás, se não, as ervas daninhas tomam conta de sua plantação. O jardineiro é você!

Como profetizou Carlos Drummond de Andrade "Mesmo antes de nascer, já tinha alguém torcendo por você. Tinha gente que torcia por você ser menino. Outros torciam por você ser menina.

Torciam por você puxar a beleza da mãe, o bom humor do pai. Estavam torcendo por você nascer perfeito. Daí continuaram torcendo. Torceram pelo nascimento do seu primeiro dente, pela primeira palavra, pelo primeiro passo. O seu primeiro dia de escola nem se fala foi a maior torcida. "E acredite ainda tem muita gente que continua torcendo por você.”

Mas mesmo assim temos que tomar cuidado com os rótulos que essa torcida nos deixa, involuntariamente as pessoas ao nosso redor criam uma imagem e nos fazem reféns dela.

De tanto ouvirmos a família, os amigos, os colegas de trabalho afirmar que somos "teimosos”, "intelectuais", "introvertidos", acabamos acreditando nisso. Desde pequenos somos ensinados a buscar a felicidade em coisas e pessoas.

A mídia lava nossas mentes com promessas de confiança inabalável após adquirirmos bens materiais: "Fique lindo com nossa marca de roupa e sinta-se confiante", "Compre este carro e sinta-se bem", "Beba nossa bebida e tenha todo o sucesso com o sexo oposto”, etc.

Desta forma toda a nossa "confiança" vem de fora e não de dentro. Ficamos dependentes de coisas e pessoas para nos sentir bem. E isso gera uma vida de frustração, pois nunca estamos felizes com nossa própria imagem. Sempre queremos mais e mais. A tendência da mente comum é ir para fora. Todas suas ambições e interesses estão dirigidos para as coisas externas, mas por mais que ela possa ganhar materialmente, existe sempre algo que está faltando para fazer sua felicidade completa. Tome por exemplo à vida de Alexandre, o Grande. O mundo nunca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com