TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos Entre Ciência E Metafisica : Titchener

Artigo: Conflitos Entre Ciência E Metafisica : Titchener. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre seu conflito entre ciência e metafísica: Titchener, principal intérprete do pensamento de Wundt nos Estados Unidos da América, na verdade construtor de um estruturalismo à imagem de Wundt, mantinha como principal meta da psicologia o estudo da experiência imediata através da análise de seus elementos mais simples, da descoberta de suas combinações e da conexão com suas condições fisiológicas. A experiência imediata de um indivíduo em um momento dado compreende o que ele entende por consciência. A rigor, admite com evidente sabor heraclitiano, não podemos observar duas vezes a mesma consciência: “a corrente do espírito corre sempre e jamais retorna... “Embora a “maré alta de ontem jamais volte, como não voltará nossa consciência de ontem”, a ciência psicológica é possível porque podemos observar a “consciência particular” e os “processos mentais se agrupam da mesma maneira, mostram o mesmo tipo de arranjo, sempre que o organismo é colocado nas mesmas circunstâncias”.

O método da psicologia, pensa Titchener, é o mesmo método das demais ciências — a observação. Entretanto, enquanto a observação nas ciências físicas é extrospecção, pois é voltada para fora, a observação psicológica é introspecção, pois é voltada para dentro. Titchener dá exemplos de situações diversas, mais ou menos complexas, em que a introspecção é o método utilizado para a coleta das informações.

Embora aceite que a decomposição da consciência possa dificultar a compreensão de “certas ligações intermediárias”, supõe que tal obstáculo será insignificante, desde que se aplique a “retrospecção” e se compare os resultados atuais, parciais, com “a lembrança da experiência global”. A psicologia para Titchener é uma ciência pura, não comportando qualquer tipo de aplicação, seja clínica, seja psicométrica ou outra qualquer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com