TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Filosofico

Ensaios: Conhecimento Filosofico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2014  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 6

1. A partir do estudo sobre tipos de conhecimentos, contemplados no livro didático, leia com atenção o texto abaixo e elabore uma redação, de no mínimo 10 linhas, identificando quais conhecimentos relacionam-se com o texto abaixo. No desenvolvimento da resposta aponte e comente duas características de cada conhecimento identificado. (2,0 pontos)

A mente humana percebeu que podia selecionar os fatos isolados e desconexos e reordená-los segundo uma forma criativa, reconfigurando-os, isto é, processar informações. Somo sujeitos de pensamento. Um aprendizado envolvente leva-nos a:

É fundamental, então, construir caminhos e soluções para abrir mentes, para pensar de outra maneira sobre a realidade e perceber as coisas a nosso redor, ter uma nova visão de realidade e de ser humano. (RAMOS, 2009).

R: Considerando os tipos de conhecimento, fazendo uma breve análise do texto, encontramos os conhecimentos filosófico e senso comum.

O texto retrata uma situação onde podemos fazer uso do conhecimento filosófico para analisar o que acontece ao nosso redor podendo trazer melhorias ao nosso dia-a-dia. O fato de podermos reconfigurar os acontecimentos significa que eles podem ter várias versões e não apenas uma. Usar a razão e ver de forma objetiva, usando como base apenas o pensamento é uma característica marcante desse tipo de conhecimento. Ao tentar ter uma nova visão das coisas exercitamos nossas mentes e analisamos várias formas e soluções para possíveis problemas.

Também nos dá a visão do conhecimento comum onde “pensar cotidianamente” é seguir o senso comum, acompanhar o que é feito no dia-a-dia.

2. Os estudos sobre os tipos de conhecimento, consistem em identificar as diferenças que existem de acordo com as características de cada um, percebendo a realidade a partir de ângulos diferentes. Diante disso, analise as palavras abaixo e indique o nível de conhecimento com que mais se aproximam. Justifique sua resposta com, mínimo 6 linhas, procurando relacionar o significado de cada palavra com o tipo de conhecimento indicado. (2,0 pontos)

R: Credulidade e Praticidade são predominantes no conhecimento popular. A palavra credulidade encaixa-se nesse conhecimento pois temos facilidade em acreditar nas situações onde não buscamos explicações, apenas seguimos a tradição, igualmente à praticidade onde, por exemplo, nos é mais conveniente tomar um chá para dor de cabeça do que ter de ir ao médico para curar esse incômodo.

Sistematização e Objetivação são características marcantes em conhecimento científico, pois usa-se explicações sistemáticas que serão testadas e comprovadas. O conhecimento científico é claro e mostra a veracidade do que se é estudado, tem um propósito e vai direto ao ponto, daí a relação com a palavra objetivação.

3. A Ciência surge como conhecimento racional e sistemático no século XVII, com características específicas. Então, com base nos estudos sobre esse conteúdo, contemplado no livro didático, leia com atenção o exemplo abaixo e escreva duas características, predominantes no texto, que são consideradas características da Ciência, justificando-as: (2,0 pontos)

A busca pelo corpo definido.

Os anabolizantes, ou esteróides androgênicos anabólicos, são hormônios sintéticos que estimulam o desenvolvimento de vários tecidos do corpo a partir do crescimento da célula e sua posterior divisão. Apesar de serem utilizados no tratamento de algumas doenças, os anabolizantes são utilizados em grande quantidade por pessoas que desejam aumentar o volume dos músculos e a força física. De forma perigosa e exagerada, algumas pessoas utilizam os anabolizantes em grande quantidade e ainda em associação a outros hormônios para obter o resultado desejado mais rápido, o que pode provocar inúmeros efeitos colaterais indesejados. Dentre eles podemos citar: acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, dor de cabeça, aumento do colesterol maléfico à saúde, problemas cardíacos, crescimento de pêlos, engrossamento da voz, distúrbios testiculares e menstruais, entre outros. Existem alguns efeitos provocados por tal droga que não são revertidos, pois as chances de reversão dependem do comprometimento de cada organismo. Os anabolizantes podem ser encontrados a partir do estrógeno (hormônio feminino produzido pelos ovários), andrógeno (hormônio masculino produzido pelos testículos) e cortisona (hormônio de ambos os sexos). São encontrados em forma de cremes, supositórios, cápsulas e injetáveis. São bastante utilizados por atletas que buscam a força física e a melhor resistência do organismo, mas tais substâncias são proibidas em desportos. Quando um atleta é submetido ao exame de antidoping e tal substância é detectada, o mesmo é desclassificado.

Fonte: BRASIL ESCOLA. Biologia: anabolizantes. Disponível em: <://www.brasilescola.com/biologia/anabolizantes.htm>. Acesso em: 23 mar. 2011.

R: Verificável - permite que qualquer outro cientista possa estudar os anabolizantes e, utilizando os mesmos métodos de pesquisa, encontrar as causas e efeitos exatamente como o citado,pois são comprovados.

Factual - o texto narra os efeitos em seres humanos e demais observações sobre os anabolizantes.

4. Nos conteúdos abordados no seu livro didático é destacado a perspectiva da Ciência na visão Grega, Moderna e Contemporânea. Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com