TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conhecimento Filosofico

Ensaios: Conhecimento Filosofico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2014  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho é sobre o conhecimento filosófico, mais concretamente falar das suas características, como funciona e o que é este conhecimento. O objetivo deste trabalho é a maior compreensão do que é este tipo de conhecimento, e da sua importância na vida do homem. Está organizado em tópicos, onde abordamos seu conceito suas fases, seu objetivo e assim sucessivamente.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO

Nos vários campos da filosofia ou das ciências particulares; o ser humano contenta-se momentaneamente com as conclusões obtidas, de acordo com Santos:

O espírito humano não deixa de perguntar enquanto não tiver chegado à causa suprema, à razão derradeira que explica tudo; somente então declara-se satisfeito. Essa busca incessante é que leva ao conhecimento filosófico. (1998, p.19).

O conhecimento filosófico como o próprio termo indica é originário da Filosofia. Esta palavra foi utilizada pela primeira vez por Pitágoras no século VI a.C. Em sentido etimológico, Filosofia significa devotamento à sabedoria, isto é, amigo da sabedoria, o que significa interesse em acertar nos julgamentos sobre a verdade e a falsidade, sobre o bem e o mal.

A Filosofia tem como propósito questionar os problemas reais, usando princípios racionais. Ela procede de acordo com as leis formais do pensamento, tem método próprio, predominantemente dedutivo em suas colocações críticas. A filosofia pode ser definida ainda como o conjunto de estudos ou considerações que se caracterizam pela intenção de ampliar a compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la em sua inteireza, quer pela busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer pela definição do instrumento capaz de apreender a realidade. Assim, podemos considerar que a filosofia indaga, traça rumos, assumem posições, estruturas correntes que inspiram ou dominam mentalidades em determinados períodos, mas que, em seguida, perdem vigor diante de novas concepções, que geralmente hostilizam as anteriores, à maneira das correntes literárias, das artes em geral ou das religiões.

O conhecimento filosófico é valorativo, pois seu ponto de partida consiste em hipóteses, que não poderão ser submetidas à observação: “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação” (TRUJILLO apud LAKATOS, 2010, p. 60); por este motivo, o conhecimento filosófico é não verificável, já que os enunciados das hipóteses filosóficas, ao contrário do que ocorre no campo da ciência, não podem ser confirmados nem refutados.

Como fonte de conhecimento, existe o chamado racionalismo (razão), que para Santos admite: “O conhecimento racional, afirmando que a razão é a verdadeira fonte do conhecimento” (1998, p.20) admite a existência de um conhecimento a priori, independente da experiência.

É racional, em virtude de consistir em um conjunto de enunciados logicamente correlacionados; é sistemático, pois suas hipóteses e enunciados visam à representação coerente da realidade estudada, em uma tentativa de apreendê-la em sua totalidade; é infalível e exato, quer na busca da realidade capaz de abranger todas as outras, quer na definição do instrumento capaz de apreender a realidade, seus postulados, assim como suas hipóteses, não são submetidos ao decisivo teste da observação (experimentação). Portanto, o conhecimento filosófico é caracterizado pelo esforço da razão pura para questionar os problemas humanos e poder discernir entre o certo e o errado, unicamente recorrendo às luzes da própria razão humana.

O QUE É O CONHECIMENTO FILOSÓFICO

É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento sobre fenômenos, valorativo que emerge da experiência e não da experimentação, portanto, não é verificável e as suas hipóteses são filosóficas, nada é confirmado ou refutado no campo da ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com