TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuiçao De Platão Es Socrates Para A Pedagogia

Trabalho Escolar: Contribuiçao De Platão Es Socrates Para A Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 5

Autor: Paulo Freire

Título: Pedagogia da Autonomia

Ano da Publicação Original: 1966

A obra de Paulo Freire Pedagogia da Autonomia foi criada em 1996 essa obra foi penúltima publicação do autor em sua vida. Paulo freire foi uns dos pensadores mais citado na América no século XX. Pedagogia da Autonomia é uma obra que possui uma proposta das práticas pedagógicas necessária à educação como forma de construir a autonomia dos educadores valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimento empírico junto à sua individualidade

Capitulo 1

Não há docência sem discência

O autor mostra sua preocupação em considerar os saberes indispensável pratica docente de educadores críticos progressista , embora alguns desse saberes são comum a todos os educadores, não importando sua posição politica e ideológica.

1,3 ensinar exige respeito aos saberes do educando

Por , isso mesmo pensar certo coloca ao professor ou, mais amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos sobretudo os da classes populares, chegam a ela - saberes socialmente construídos na prática comunitária (Pedagogia da Autonomia,1996,p16)

1.4 Ensinar exige criticidade Todo professor deve respeitar os conhecimentos já constituído por seus alunos, pois antes mesmo de entrar na escola, os alunos já chega com um que esta inserida certo conhecimento que foi adquirido nas ruas ,nos lares e na sociedade em

verbalizada ou não, como procura de esclarecimento, como sinal de atenção que sugere e alerta faz parte integrante do A curiosidade como inquietação indagadora, como inclinação ao desvelamento de algo, como pergunta fenômeno vital. (pedagogia da Autonomia,1996,p18)

O autor alerta que a curiosidade leva a uma critica e ao se criticizar se corre cada vez mais a aproximação do individuo com o objeto cognoscível através da curiosidade que o aluno descobre novos conhecimentos.

1.6 - Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo.

O professor que realmente ensinar, quer dizer, que trabalha os conteúdos no quadro da rigorosidade do pensar certo, nega, como falsa, a fórmula farisaica do "faca o que mando e não o que eu faço". Quem pensa certo está cansado de saber que as palavras a que falta corporeidade do exemplo pouco ou quase nada valem. Pensar certo é fazer certo. (Pedagogia da Autonomia,1996)

O autor aponta para a necessidade de pensar certo mas que não basta o professor fazer um discurso lindo enquanto que na sua pratica como cidadão como pessoa ela faz ao contrario. Quem pensa certo é seguro na sua argumentação e é verdadeiro em sua fala e prática e para pensar certo deve haver também generosidade e respeito por mais que se discorde dos seus alunos,

Capitulo 2

Ensinar não é transmitir conhecimento

Ensinar não é só transmitir conhecimento, mas sim criar possibilidade para a sua própria construção. Quando um professor entra numa sala de aula ele deve estar aberto para novas indagações.

.1 - Ensinar exige consciência do inacabamento

, Aqui chegamos a ponto de que talvez devêssemos ter partido. O do inacabamento de ser humano. Na verdade, o inacabamento do ser ou sua inconclusão é próprio da experiência vital. Onde há vida, há inacabamento.( pedagogia da autonomia,1996.p25)

O autor afirma que o inacabamento do ser ou a sua inconclusão é próprio da experiência vital, Mas só entre os ser humano o inacabamento tornou-se consciência e é a partir dessa consciência que o ser humano desenvolve sua ética, a valorização da individualidade em detrimento da espécie.

2.3 - Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educado

- o inacabamento de que nos tornamos conscientes nos fez seres éticos O respeito à autonomia e à dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor que podemos os ou não conceder uns aos outros. (pedagogia da autonomia. 1996.p35)

Ensinar exige respeito a autonomia do educando o respeito á autonomia e a dignidade de cada um é um imperativo ético e não um favor, podemos ou não conceder uma aos outros . saber que se deve respeitar a autonomia e a identidade do educando exige do professor uma ética que seja em tudo coerente com este saber.

2,4 ensinar exige bom senso

O professor tem o dever de dar suas aulas, de realizar sua tarefa docente. Para isso, precisa de condições favoráveis, higiênicas, espaciais, estéticas, sem as quais se move menos eficazmente no espaço pedagógico (pedagogia da autonomia,1996,p39)

O professor tem a obrigação e o dever de realizar suas tarefas docentes num ambiente que tenha condições favoráveis, sem as quais se move menos eficaz no espaço pedagógicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com