TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica Filosófica Do Filme O Mundo De Sofia E Matrix

Monografias: Critica Filosófica Do Filme O Mundo De Sofia E Matrix. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  1.748 Visualizações

Página 1 de 2

Crítica Filosófica

Matrix 1, O mundo de Sofia e Texto Bíblico

A relação encontrada com as obras Matrix 1, O mundo de Sofia e o trecho bíblico (João Capítulo 1, versículos 1-14) também pode ter semelhança com uma parte do livro VII de “A República” do filósofo Platão denominada “Alegoria da Caverna” ou simplesmente “O mito da caverna”. Em todas as obras eles buscam a libertação, a busca do saber.

No trecho bíblico, quem detém a sabedoria é Jesus, o filho de Deus. Movido por Deus, João mostra Jesus Cristo e Deus, como um só. A libertação do povo vem por meio da luz, da crença. Vivemos em constantes guerras entre a luz e as trevas, Deus liberta seu povo das trevas, mostrando sua luz, seu conhecimento. A liberdade seria uma despertar do bem e do mal. Porém acredita e enxerga somente quem tem fé. E quem tem fé, Deus permite conhecer e entender de onde deriva toda a realidade.

No filme Matrix 1 os seres humanos tem sua mente aprisionada em programa de computador, enquanto a sua energia corporal é sugada por máquinas. O personagem principal, Neo, que tem analogia a Jesus, onde possui a capacidade de libertar seus companheiros, mostrando o conhecimento, questionava o mundo ao seu redor. No instante em que descobre o que esta vivendo, ele fica perturbado com tudo aquilo, depois batalha para libertar todos os seres desse mundo virtual. Neo seria como qualquer outro prisioneiro, que se liberta da visão fechada e amplia, conhecendo a realidade, agindo como um filósofo, alastrando sua nova visão com outros prisioneiros, com o intuído do livrá-los da ignorância. Assim como Jesus, mostrando o caminho da fé em Deus, a fim da liberdade das trevas.

No filme o Mundo de Sofia os personagens estão presos em um mundo fictício de um livro, quando percebem sua condição de personagens começam a procurar mudança, exercitando o pensamento, o questionar e o investigar, por meio da Filosofia, da busca pelo saber, eles conseguem ver a falsa realidade que foram obrigados e compreendem o real sentido da vida. Conseguindo se libertar de um mundo controlado, tornando independentes. O autor também consegue nos passar que a reflexão é um importante instrumento na construção do conhecimento filosófico, como ser radical, ir até as raízes; ser rigorosa, buscando um senso critico; não se ater somente ao senso comum e ao conhecimento popular; e de conjunto, pois não considera os problemas isoladamente, mas os vê dentro de um contexto histórico, relacionando-os com outros aspectos da época explicar a existência da vida, através de teorias, mitos.

Pode-se observar que nos filmes a libertação vem por meio da prática da filosofia empenhada em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento. Investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com