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Cultura E Natureza

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Por:   •  26/7/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

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A natureza originária como natureza humana

Com a hipótese de um estado de natureza, apresentada como uma mera conjectura proveniente do labor heurístico da imaginação, Rousseau elabora um dos mais fecundos modelos da compreensão antropológica, sustentando-o numa identidade conceptual forte que faz coincidir esse estado de natureza com a própria natureza humana. Porque o estado de natureza não remete para um momento passado do tempo ou uma época localizada no curso da história. É um momento ficcional anterior a todo o tempo e independente dele, a partir do qual se destacam em estado puro os traços integrantes da natureza do humano na sua feição mais originária. É interessante assinalar que entre as múltiplas expressões equivalentes que descrevem o état de nature, Rousseau usa as de nature de Vhomme e de homme naturel, remetendo para a dimensão fundadora e principiai desta noção, também dita como constitution humaine e constitution originelle5.

A natureza humana é o homem "tal como saiu das mãos da natureza", a natureza no homem, agindo e manifestando-se imediatamente nele, ainda intacta e inviolada, uma natureza desprovida de aditivos e transformações, mas já humana, concretizando-se num ser anatomicamente formado, fisicamente completo, e diferenciado enquanto espécie dos demais seres vivos, nomeadamente dos animais. Apesar de determinantes, não são os aspectos físicos nem os hábitos de conduta da vida pré--civilizada, como o nomadismo e a errância, a nudez e o ócio, ou a alimentação frugívora, que mais importam neste quadro. O que Rousseau sobretudo consagra não é tanto a idílica romantização da vida selvagem ou a imagem do primitivo vivendo em tranquila relação com o ambiente natural, é, sim, a autenticidade e veracidade do ser humano enquanto se encontra exclusivamente animado, do ponto de vista interior, por ritmos naturais. A ideia de uma natureza primitiva está, por isso, longe de se confinar a uma naturalidade de tipo físico e a formas exteriores de existência, diferenciando-se de qualquer metodologia objectivista, seja a do anatomista que compara a morfologia das espécies, seja a do cientista da natureza que ausculta a evolução das séries biológicas, seja a do historiador que estabelece fases e épocas no desenvolvimento global da Humanidade.

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