TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Na Natureza

Ensaios: Cultura Na Natureza. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

p. 260 Cap. 9 Natureza da cultura

1. A diversidade do comportamento humano

- As variações de comportamento humano têm alguma relação com a variedade de raças?

- Não, não tem. As variações de comportamento são independentes e maiores que as divisões baseadas nas diferenças raciais.

- “Enquanto que a maior parte dos animais, inclusive os símios antropomórficos, revelam dentro de uma espécie dada os mesmos modelos essenciais de comportamento, com o homem isto não acontece. Pelo contrário, a espécie Homo sapiens, ainda que seus membros funcionam fisiologicamente de uma maneira muito parecida e têm estruturas corporais e mecanismo psicológicos essencialmente similares, demonstram uma variação verdadeiramente notável em modelos de comportamento.”

p. 261 - É possível classificar o comportamento humano dentro de uma escala de bom e ruim? Por quê?

- Não, pois cada cultura apresenta uma estrutura própria de comportar-se, que é vital para a sobrevivência do grupo [relatividade cultural].

- O que pode determinar a grande variação no comportamento humano?

- Cada grupo, dadas as circunstâncias de espaço e eventos ao longo de sua história, escolhe modos próprios de se comportar.

2. O conceito de cultura

- O comportamento do homem é em sua maior parte herdado ou aprendido?

- É aprendido. O homem necessita aprender como comer, falar, andar e executar tantas outras tarefas necessárias para sua sobrevivência.

- “Inclusive quando leva a cabo certos atos, tais como a deglutição ou a eliminação, estes estão com frequência profundamente modificados pela experiência e a aprendizagem. Durante seu período relativamente longo de infância, o

p. 262 homem está submetido incessantemente a um processo de aprendizagem que, definitivamente, o provê de certos meios de vida apropriados à sociedade na qual ele nasceu e na qual foi educado.”

- Que conceito de cultura o texto apresenta?

- “O conceito de cultura que Kluckhohn definiu como todos os ‘modelos de vida historicamente criados, explícitos e implícitos, racionais, irracionais e não racionais, que existem em qualquer tempo determinado como guias potenciais do comportamento dos homens’ , ajuda a compreender o comportamento humano. A diversidade de comportamento humano também se esclarece mediante este conceito quando nos damos conta de que cada sociedade humana tem uma cultura distintiva, ou, citando de novo a Kluckhohn, ‘um sistema, historicamente derivado, de modelos de vida explícitos e implícitos, que tendem a ser compartilhados por todos ou por certos membros especificamente designados de um grupo (isto é, de uma sociedade)’ ”.

p. 263 3 - Outros significados da cultura

- Qual a distinção que a antropologia faz no uso do termo cultura?

- “A cultura não esta restringida a certos campos especais de conhecimentos; abarca todos os modos de comportamento derivados da esfera total da atividade humana.”

- “A cultura não só inclui as técnicas e métodos de arte, a música e a literatura, senão também os utilizados para fazer cerâmica, coser vestidos ou edificar casas.”

- “O antropólogo não usa o contraste ‘cultuo frente ao inculto’, porque esta distinção de uso popular somente representa uma diferença na cultura, mas não na sua ausência ou presença.”

- Que uso fazem os historiadores do termo cultura?

- “Os historiadores a miúde empregam ‘cultura’ para denotar desenvolvimentos especiais nos campos artístico e intelectual. Para muitos de tais eruditos, a frase ‘cultura grega’ se aplica unicamente às atividades dos gregos instruídos, versados na arte e literatura, ou, inclusive mais estritamente, aos gregos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com