TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS

Seminário: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem por finalidade tratar de alguns aspectos relacionados aos Direitos Humanos. Diante disso discutiremos a relação dos marcos dos direitos humanos com os estágios sociais na visão de Émile Durkheim. Também tentaremos estabelecer comparações e diferenças das declarações adiante estudadas.

Em um outro momento descreveremos as principais diferenças entre as Revoluções Francesa e Americana, mesma formar, não poderíamos deixar de realizar uma abordagem analítica sobre a obra: A Era das Revoluções, de Eric Hobsbawn. De formar que se possa evidenciar as principais temáticas abordadas na obra mencionada.

Noutra etapa exporemos a análise e interpretação de algumas imagens que retratam parte da realidade dos direitos humanos no Brasil, desde logo, ressaltamos que esta percepção é consenso do grupo, mas, nada impede que outras inferências sejam propostas.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

A Declaração Universal dos Direitos Humanos mostra ideais semelhantes, também busca a igualdade e liberdade do ser humano, só que na declaração de 1948 foi também objetivado a participação de todas as nações, tornar mais agradável as relações, tanto entre os indivíduos de seu grupo social, como as com os outros países.

O processo de globalização fez com que as pessoas se aproximassem mais, que interligasse grupos, que muita das vezes se situam há milhares de quilômetros de distância, fez com que também o desrespeito com o próximo atravessasse fronteiras. Os países decidiram se reunir para decidir uma melhor maneira de estabelecer a paz entre as nações.

DECLARAÇÃO DOA DIREITOS DE VÍRGÍNIA

Mesmo que as duas declarações tenham sido formuladas em épocas diferentes, os ideais em que foram baseadas são semelhantes e vários aspectos. Cada declaração busca o bem estar coletivo através de direitos e deveres individuas, pois se cada individuo compreender os objetivos e seguir as leis da declaração, toda aquela sociedade alcançará a sua verdadeira meta: a paz através da liberdade e a harmonia entre todos.

Percebemos também, pelo conteúdo delas, indícios que condizem com o período histórico como na Declaração de Direitos de Bom Povo de Virgínia, que em certos parágrafos, tratam da não superioridade dos ocupantes de cargos do governo, sobre o poder estar divididos em setores, sobre o direito de voto do povo para eleger seu representante, é uma transição do absolutismo para a democracia.

Essas leis evidenciam os direitos iguais a todos, é perceptível que esta declaração tem como foco a proteção dos mais vulneráveis, ou seja, de classe baixa, já que antes, mesmo estando em maior número em relação a outras classes, essa população era tratada com inferioridade, bem comum nas sociedades em quem governava era um rei.

Reconheceram que o povo deveria tomar as decisões, pois com a maioria consentindo, seria uma determinação de toda a população,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com