TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO INOXEL

Ensaios: DESAFIO INOXEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

2 MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

A partir da década de 60 nos países desenvolvidos e nos em desenvolvimento surge à busca pela proteção ao meio ambiente, desde então as empresas começaram a implementar programas que trabalham e buscam melhorias para este tema, podemos usar como exemplo o SGA (Sistema de Gestão Ambiental), que é planejar as atividades que podem minimizar e eliminar os impactos ambientais. O sistema é uma ferramenta muito importante para as empresas saberem o quanto seus produtos têm de impacto com o meio ambiente.

A gestão ambiental é a humanidade ter consciência em relação à utilização do meio ambiente de um modo mais inteligente para extrair apenas o que pode ser devolvido. E se isso não for possível tentar recuperar aquilo que já foi destruído. Para não ocorrer como está acontecendo com a Amazônia, por exemplo.

A prática da gestão ambiental empresarial quando bem aplicada, pode minimizar os custos, evitar desperdícios de matérias-primas e recursos naturais.

A empresa também deve passar essa prática adiante, a seus colaboradores para que não ocorra falta de informação entre si, para que desta forma todos saibam a importância da gestão ambiental e possam aplicá-la. Podendo lembrar também que a sociedade tem um papel fundamental neste processo, pois a mesma pode servir de exemplo para outras gerações. Assim empresa e sociedade buscam junto o melhor para o meio ambiente.

A busca por este trabalho vem crescendo muito, pois o mundo espera que as forças do mercado protejam e melhorem a qualidade do meio ambiente e que tudo isso seja realizado com ética e de forma ecologicamente responsável.

2.1 Meio Ambiente

O meio ambiente é muito importante para sobrevivência dos seres vivos em nosso planeta. Por isso devemos cuidar e preservar o meio ambiente em que vivemos.

A partir da década de 60 despertou nos países desenvolvidos e nos em desenvolvimento a consciência e a extrema necessidade da proteção e renovação dos recursos naturais e do meio ambiente.

Segundo Tachizawa (2005), os gastos da empresa com proteção ambiental a partir dos anos 80 começaram a serem vistos não como custos, mas com investimentos no futuro e vantagens competitivas.

Com a exploração excessiva dos recursos naturais e o grande aumento da poluição do ar, água e solo, o meio ambiente acaba se “revoltando” em relação aos homens que os polui, causando enchentes de rios que acabam deixando cidades submersas sem recursos para manter suas rotinas e trabalhos. Gerando também doenças como: dengue, malaria, leptospirose, febre, amarela entre outras.

Os bens naturais (água, ar) já não são mais bens grátis. Por exemplo, a água possui valor econômico e cada vez se pagará mais por esse recurso natural.

Determinadas indústrias, principalmente com tecnologias avançadas, necessitam de áreas com relativa pureza atmosférica. Ao mesmo tempo, uma residência num bairro com ar puro custa bem mais do que uma casa em região poluída. A sociedade em geral e a vizinhança em particular está cada vez mais exigente e crítica no que diz respeito a danos ambientais e à poluição provenientes de empresas e suas atividades.

Organizações não governamentais estão sempre mais vigilantes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com