TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITA E ESQUERDA

Por:   •  9/11/2016  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Dino Confrancesco, se com a descentralização do marxismo-leninismo terminou para sempre a leitura maniqueísta da oposição direita-esquerda, esta não está totalmente destituída de sentindo “a libertação do homem do poder injusto e opressivo permanece. O núcleo da esquerda como categoria de um político capaz de resistir a todos os processos de desmistificações. E também o lado da direita, representa uma modalidade do humano, na medida que exprime o enraizamento  no solo da natureza e da historia. A tradição assume uma função preeminente na definição de direita proposta nessa interpretação, ao mesmo tempo que, da esquerda, um traço característico seria o conceito, que também é um valor de emancipação.”

Dino insiste na legitimidade da dicotomia, buscando uma redefinição para direita mais do que para a esquerda, que historicamente, foi mais contestada.

Uma definição adequada deve mover-se em direção a individuação da postura mental, da ideia inspiradora, em uma palavra da alma.

Se for constatado que há diversas posturas sobre o significado de direita, vai depender dos diversos significados de tradição.

Dino Confranceso define seis de alguns significados de tradição, como arquétipo, elevação ideal de uma época axial, ou decisiva na historia da humanidade, como fidelidade a nação, memória histórica, entre outros.

O objetivo de Confrancesco é a elaboração de uma distinção critica, uma analise avaliativa dos dois conceitos, que não são  absolutos mas sim historicamente relativos.

O uso crítico só se torna possível se for renunciado o concebimento como totalidades históricas concretas, e se são interpretadas como intenções, de acordo com Karl Manheim.

Deste ponto de vista, o homem de direita é aquele que se preocupa em guardar a tradição, e o homem de esquerda pretende libertar seus semelhantes das cadeias a eles impostas pelo privilegio da raça, casta, classe, etc.

A tradição e emancipação podem ser interpretadas como metas fundamentais, que podem ser alcançadas por meio de diversos segundos as épocas e situações.

Na medida em que esses meios podem ser adotados, se percebe que direita e esquerda podem até trocar de lado, mas sem deixar de ser o que são.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com