TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS HUMANOS

Por:   •  23/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido

Discussão em sala dia 26/08 e entrega dia 01/09

Exame da Constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006), que tipifica como crime o porte de drogas para consumo pessoal.

1) Conceitue Recurso Extraordinário.  Nayara

2) No âmbito do Supremo Tribunal Federal o que vem a ser “repercussão geral”.  Nayara

3) Identifique as partes envolvidas ação objeto do RE 635659. Andressa

4) Conceitue e indique a previsão legal do amicus curiae. Andressa

5) No RE 635659 quais entidades foram admitidas como amici curiae? Relacione indicando qual tese cada uma defendeu. (Sugiro a elaboração de um quadro comparativo). Leonor

6) Que artigos da Constituição Federal de 1988 foram mencionados pelo Defensor Público, Representante do Ministério Público Federal e pelo Ministro Relator do caso sub examine? Aline

Origem:

SP - SÃO PAULO

Relator:

MIN. GILMAR MENDES

RECTE.(S) recorrente*

FRANCISCO BENEDITO DE SOUZA 

PROC.(A/S)(ES)

DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO DE SÃO PAULO 

RECDO.(A/S) recorrido

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO 

PROC.(A/S)(ES)

PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 

* Recurso

O dispositivo constitucional em destaque protege as escolhas dos indivíduos no âmbito privado, desde que não ofensivas a terceiros. Decorreria dessa proteção, portanto, que determinado fato, para que possa ser definido como crime, há de lesionar bens jurídicos alheios.

Defensor Público:

  • art. 5º, X, da Constituição Federal, no qual se prevê que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.

Representante do Ministério Público Federal

Em resposta ao recurso, argumenta o Ministério Público, em resumo, que, ao contrário do que alega o recorrente, o bem jurídico tutelado pelo dispositivo em análise é a saúde pública, visto que a conduta daquele que traz consigo droga para uso próprio contribui, por si só, para a propagação do vício no meio social.

Ministro GILMAR MENDES (Relator)

  • art. 5º: “XLI - a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais; XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem; XLIV - constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;” (normas que determinam, expressamente, a criminalização de um amplo elenco de condutas)

  • Faz uma comparação aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a proteção do salário na forma da lei, protegido/assegurado pela constituição, citando: art. 7º, inciso X “constitui crime sua retenção dolosa”.

  • De igual modo, prevê o art. 227, § 4º, da Constituição, que “A lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente”.
  • Da mesma forma, estabelece o art. 225, § 3º, que “As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”.
  • É possível identificar, em todas essas normas, um mandado de criminalização dirigido ao legislador, tendo em conta os bens e valores objeto de proteção.
  • No Dispositivo final (pág. 54/55), ele cita somente a Lei 11.343/06.

7) Qual a opinião do seu grupo acerca do tema? Fundamente.

Essa atividade deverá ser feita em grupo de quatro alunos. O texto final produzido pelo grupo deverá ser apresentado na próxima aula dia 26 de agosto 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (173.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com