TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

Por:   •  12/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

DISCIPLINA FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA.

Atividade – TESE - (Até 5 páginas)

(Quando feita de forma facultativa e apresentada em sala valerá 0,5 na composição da média, isto é, será acrescenta na nota mais baixa da média. Cada análise sempre será apresentada e entregue no dia da discussão do texto. O número máximo de análise representa o número máximo de textos do plano de ensino).

ALUNA(o): Fernanda

REFERENCIA DO TEXTO: BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. (Cap. 2 – individualidade pág. 70-116).

1. RESUMO: (Tópico facultativo)

2. Questão / Tema -

[qual é o tema proposto para debater? No processo de leitura você identificou alguns pontos, estes pontos podem se tornar reflexivos, a partir do momento que você transforma ele numa pergunta? Lembre-se que as perguntas mais simples possuem um valor reflexivo ainda maior. Então vamos lá! Experimente. Deixo aqui com pequeno exemplo do que quero dizer. Imagine que o texto refere-se a um debate sobre a violência familiar e doméstica. Você está lendo os dados estatísticos das várias formas de violência contra a mulher e alguns argumentos são oferecidos pelo texto. É inevitável que as primeiras perguntas se relacione com a violência. Então façamos: (1) o que é a violência? (2) o que caracteriza violência familiar; (3) o que é violência contra a mulher? Através destas três perguntas podemos perceber que passamos pelo núcleo central do texto. Você deve estar se perguntando, como tenho certeza? A resposta é extremamente simples! Basta identificar no próprio texto indícios da resposta. Colete alguns argumentos do autor e transcreva no próximo ponto. Não deixe de citar a página que você extraiu a resposta. Utilize citações diretas. Não esqueça é necessário somente um tema/pergunta. Uma importante dica, para elaborar as questões/Tema é fugir de perguntas que procurem descrever fatos e dados. No exemplo acima, seria desnecessário questionar os próprios dados. Como por exemplo, fazer a seguinte pergunta: Qual é o percentual de denúncias existentes no Estado de SC, cuja resposta é um dado concreto no valor de 42%, não pergunte qual é o dado, pergunte então, porque o índice é tão alto. Questione a interpretação que o texto faz destes dados.

3. Argumentos extraídos do Texto. (Fundamentos)

DESTAQUE AQUI TRECHOS DO TEXTO QUE SEJAM RELACIONADOS COM O TEMA TRATADO. ( Não há limites, o único cuidado é coerência).

4. Argumentos Pessoais.

Logo após executar este procedimento lógico-formal é a hora de justificar o motivo pelo qual você selecionou aquele tema (Pergunta e resposta) escreva estes motivos. Faça em forma de texto dissertativo, com suas próprias palavras uma apreciação honesta do conteúdo lido. Construa um pequeno texto, coerente, conciso com (início, meio e fim). Utilize as mesmas regras das famosas redações para vestibular. Não deixe palavras e conceitos vagos no texto. Utilize sua capacidade argumentativa, seja criativo. Evite copiar ou citar trechos do texto. Faça de forma autoral. Qual é sua posição nesta discussão, convença o professor e seus colegas do seu ponto de vista. Transcreva, de fato, o que você está pensando.

Pois é exatamente com este seu comentário que você apresentará de forma oral no dia da aula presencial. Capriche, pois este é um exercício natural de sua futura vida profissional.

ANALISE = RELAÇÃO. (APRESENTE E DESTAQUE SEUS OBJETOS RELACIONÁVEIS E JUSTIFIQUE SUA RESPOTA)

5. Referências Bibliográficas

Caso você utilizar uma outra referência além do texto base! Acrescente aqui. Não esqueça que a referência complementar ela deve estar absolutamente conexão com os argumentos do texto. Caso o aluno não analise o texto e só use referência externa. Não será atribuída nota, por fuga do tema proposto.

Ref.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com