TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCURSO FILOSÓFICO

Resenha: DISCURSO FILOSÓFICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Resenha  •  226 Palavras (1 Páginas)  •  399 Visualizações

DISCURSO FILOSÓFICO

O discurso filosófico tem como marca criticar a fundamentação sobre o saber firmado, pelo questionamento sucessivo. O método que a filosofia utiliza é racional, o filósofo deve usar sua critica razão, com a argumentação lógico-racional.Exemplo: O texto abaixo tem características do discurso filosófico;

Toda a arte e toda investigação, bem como toda ação e toda a escolha, visam a um bem qualquer; e por isso foi dito, não se razão, que o bem é aquilo a que as coisas tendem. Mas entre os fins observa-se uma certa diversidade: Alguns são atividades, outros são produtos distintos dasatividades das quais resultam; e onde há fins distintos as ações, tais fins são, por natureza, mais excelentes do que as ultimas.

Mas como muitas são as ações,artes e ciências, muitas também são as finalidades. O fim da medicina é a saúde, o da construção naval de navios (...). Se existe, então para as coisas, algum fim, que desejamos por si mesmo e tudo mais é desejado por causa dele; e se nem toda coisa escolhermos visando à outra (porque se fosse assim, o processo se repetiria até o infinito, e inútil e vazio seria o nossa desejar), evidentemente fim deve ser o bem, ou melhor, o sumo bem. (ARISTÓTELES).

O que faz com que a filosofia se torne distinta da ciência é a sua linguagem e o seu modo de explicar a

realidade

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com