TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISIGUALIDADE E EXCLUSÃO SOCIAL: BRASILIAN PUBLIC TRAINING BRAND

Trabalho acadêmico: DISIGUALIDADE E EXCLUSÃO SOCIAL: BRASILIAN PUBLIC TRAINING BRAND. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A Luta dos Trabalhadores no Brasil, título deste caderno, é o ponto de partida do curso sobre Organização e Representação Sindical de Base – ORSB, que é a base da estratégia formativa da CUT para o fortalecimento e ampliação da representação sindical a partir do local de trabalho.

Destinado ao primeiro módulo de ORSB, esse caderno esta organizada em três partes. A primeira aborda aspectos da Formação da Sociedade Brasileira, seu objetivo é a problematização das raízes históricas de determinadas práticas e valores que permanecem em nossa sociedade e como são reproduzidas em nosso cotidiano. Trata-se de um esforço de compreensão crítica da desigualdade social no Brasil, de como ela foi se configurando na sociedade e, ao mesmo tempo, sendo “naturalizada”, ou seja, dada como natural, exterior à vontade humana.

Na segunda parte do caderno, “as raízes do passado na cultura política brasileira”, é apresentada uma análise de nossa cultura política, fortemente marcada pelo autoritarismo, presente nos locais de trabalho, nas instituições, nas relações onde existe hierarquia, na privatização do espaço público e nas diferentes formas de linguagem e comportamento.

O caderno é finalizado com um quadro geral sobre a formação da classe trabalhadora, através das lutas e reivindicações, ou seja, A História da Classe Trabalhadora no Brasil do período localizado entre a colonização escravista e o golpe militar de 1964, quando é interrompido um ciclo de grandes mobilizações operárias e populares no Brasil, tanto no campo quanto na cidade.

O objetivo da presente publicação é fornecer uma base teórica e conceitual que permita a necessária mediação entre os problemas estruturais da sociedade brasileira e os desafios do movimento sindical, ou seja, uma ferramenta a serviço da formação de dirigentes e contribua para o avanço das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras.

1DESIGUALDADE E EXCLUSÃO SOCIAL:

MARCA DA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA

A todo o momento ouvimos em diversos espaços, sejam privados, sejam públicos, pessoas afirmarem que a sociedade brasileira é muito desigual, e alguns vão além, ao afirmar que ela é excludente. Mas, de fato, poucos são aqueles que param para analisar o porquê isso existe, ou melhor, porque a sociedade brasileira se caracteriza como sendo tão desigual e excludente. Muitos (no campo progressista) poderiam afirmar ser ela desigual porque vivemos numa sociedade capitalista; o que, obviamente, não estaria errado, já que toda sociedade regida pelo modo de produção capitalista gera em si as desigualdades entre os grupos/classes. No entanto, sem desconsiderar, esse traço que nos coloca como um país capitalista, pretendemos nesse texto refletir sobre quais os elementos que caracterizam a formação do Brasil e quais as relações sociais, políticas, econômicas e culturais que marcam essa sociedade. Temos uma história que passa por vários períodos, e que vai consolidando a forma de ser da sociedade brasileira. É o que podemos chamar de raízes ou heranças da construção do país, que se firmam no jeito de ser da sociedade, das quais parecemos ter grande dificuldade de superá-las, uma vez que se consolidam como cultura política, ou tradição cultural dominante.

Pensemos no seguinte, e começamos por esse ponto: são diversos os problemas sociais, econômicos, políticos que hoje fazem parte da vida do povo (trabalhador) brasileiro. Pode-se enumerar muitos, como por exemplo: a miséria e a fome, a violência, o preconceito e a discriminação social e cultural. Para falarmos apenas de alguns desses problemas, temos que: milhões de brasileiros vivem na mais profunda miséria, a violência urbana assola as grandes metrópoles do país e na zona rural o conflito entre sem terras e latifundiários se faz presente nos noticiários, que não cansam de mostrar verdadeiros massacres realizados no campo. A educação de qualidade é privilégio de poucos, o analfabetismo atinge índices constrangedores em pleno século XXI; as injustiças sociais e econômicas são enormes, o que configura um cenário de apartheid social. Além desses problemas, podemos também lembrar a imensa distância existente entre o espaço público e a vida do sujeito comum, trabalhador, que pouco ou nada participa da vida política do seu bairro, da sua cidade, do seu país. A menção aos ideais de cidadania resume-se ao cumprimento das obrigações e dos deveres cívicos, como o voto, por exemplo; desconsiderando a necessidade da participação ativa junto ao poder público, que centralizado em gabinetes continua a fazer questão dessa distância que tem origens na forma como nos constituímos enquanto povo/país.

- A partir da percepção do cotidiano das relações interpessoais e de poder, descreva no quadro abaixo o que te causa incômodo ou indignação, um problema.

- Indique também as origens ou possíveis causas desse problema.

Problemas da sociedade brasileira Causa/Raiz histórica

Esses e outros tantos outros problemas da sociedade brasileira, necessariamente, não devem ser considerados como problemas conjunturais, que dizem respeito aos dias de hoje, ou aos últimos tempos. As deficiências sociais e econômicas que marcam a sociedade em que vivemos, em geral, são frutos da formação da sociedade brasileira, que funda uma dada cultura política. Mas, como se deu mesmo a formação da sociedade brasileira?

O colonialismo, eis o início de tudo...

“Para os que chegavam, o mundo em que entravam era a arena dos seus ganhos, em ouro e glórias. Para os índios que ali estavam, nus na praia, o mundo era um luxo de se viver. Este foi o efeito do encontro fatal que ali se dera. Ao longo das praias brasileiras de 1500, se defrontaram, pasmos de se verem uns aos outros tal qual eram, a selvageria e a civilização. Suas concepções, não só diferentes mas opostas, do mundo, da vida, da morte, do amor, se chocaram cruamente. Os navegantes, barbudos, hirsutos, fedentos, escalavrados de feridas do escorbuto, olhavam o que parecia ser a inocência e a beleza encarnadas. Os índios, esplêndidos de vigor e de beleza, viam, ainda mais pasmos, aqueles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com