TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De médico E músico Convergências

Artigo: De médico E músico Convergências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Artigo  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

Em universos aparentemente distantes, música e medicina têm em comum muito mais do que se imagina. A partir do Renascimento e do surgimento do que podemos chamar de “moderna ciência” com as investigações especulativas de Leonardo da Vinci, que muito fez avançar a medicina no estudo da anatomia e da neurociência, e, vale lembrar também era músico de excepcional talento, vemos música e medicina tomarem corpo enquanto ciências autônomas, distanciando-se do obscurantismo medieval, que encerrava tanto uma quanto outra num cárcere de atraso intelectual e superstição.

Desde os “magister” humanistas, verdadeiros educadores multidisciplinares que acumulavam diversas funções, dentre as quais tanto a prática médica quanto a musical, vemos uma raiz comum nas duas práticas, não apenas etimologicamente quando percebemos magisteres e dottores atuando em áreas muito próximas em significação, mas também praticamente, em que o desenvolvimento da pesquisa científica da área médica dá suporte para o avanço da compreensão da percepção musical, e o surgimento de novas áreas do conhecimento como a psicofísica da música e campos específicos da neurobiologia que estudam inteligências musicais, seu desenvolvimento e possível implicação genética.

Historicamente desenvolveram-se a sombra do desdobramento filosófico proporcionado pela metodologia científica; Filosoficamente foram alimentadas pelo mesmo fogo criador, pela mesma necessidade da investigação; Suas práticas, afastadas pela especialização demasiada, atraem-se quando partilham do mistério que toda arte propicia. Tanto a arte de curar quanto a arte dos sons sempre exerceu um enorme fascínio, e muitos médicos, verdadeiros cientistas em suas áreas são também músicos de rara sensibilidade; são compositores, intérpretes, maestros e cantores, que articulam as duas disciplinas rompendo barreiras do conhecimento e provando que os limites existem para serem ultrapassados.

Atualmente as disciplinas, médica e musical, se complementam de maneira diversa do renascimento humanista, mas não caminham de maneira alguma separadas uma da outra. Na prática musical brasileira observamos a atuação de médicos profissionais que são músicos amadores só de nome, pois trazem sobre seus ombros o fazer da arte, encarando de maneira poética a medicina nossa de cada dia.

O projeto poderá ser dividido em quatro fascículos:

I – Magisteres e dottores – O despertar das ciências.

A partir de um enfoque histórico-filosófico são traçadas analogias entre duas artes que com o surgimento da metodologia científica se firmaram como ciências autônomas.

II – A mente musical

O quanto os avanços médicos podem ajudar a compreender o fenômeno do gênio musical? É possível ouvir com o cérebro?

III – Pesquisa científica: Medicina e música.

Nas mais inesperadas áreas tanto a música quanto a medicina podem e devem atuar de maneira interdisciplinar e cooperativa. A investigação científica em música.

IV – Médicos-músicos ou músicos-médicos?

Existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com