TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Defeitos e virtudes

Abstract: Defeitos e virtudes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Abstract  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Consciência (dicionário) = sentimento ou percepção do que se passa em nós, voz secreta da alma que aprova ou reprova nossas ações.

Consciência = ato de julgar (ato do entendimento, da razão) que julga a bondade ou malícia das nossas ações, ou seja, é um ato concreto de avaliação que o entendimento formula como conclusão de um raciocínio acerca de um problema moral prático, o que significa que não é um sensor que capta automaticamente a luz do certo e do errado. É um raciocínio que pode acertar ou errar e para isso, o entendimento precisa conhecer o bem para poder julgar. (um ignorante em eletrônica não pode dizer com certeza porque o computador não funciona, se arriscar, pode estragar o aparelho). Só conhecendo os princípios e as normas morais é que poderemos julgar bem sobre a qualidade moral das nossas ações.

A consciência moral (juízo da razão) presente no íntimo da pessoa, impõe ao homem fazer o bem e evitar o mal. Ou seja, dentro do íntimo da pessoa há uma lei que leva a fazer o bem, e quando não se busca ou faz o bem, a consciência acusa e faz ter um mal estar: famoso peso da consciência. É algo da natureza humana a busca do bem.

Vícios e virtudes;

Em um dos livros indicados na bibliografia complementar, Os dez mandamentos da ética, (o qual recomendamos a leitura) o autor Gabriel Chalita, trata, no quarto mandamento, sobre o tema virtude.

Virtude é a disposição firme e constante para a prática do bem (Aurélio). Não existe um numero determinado de virtudes. As ações virtuosas sempre estão ligadas ao meio termo, ou seja, a moderação. Ao mesmo tempo, encontram-se entre dois extremos, normalmente considerados pela ética como ações excessivas.

Seguem abaixo alguns exemplos de virtudes e seus extremos.

Prodigo

Liberal

Avarento

Pusilânime

Magnânimo

Pretensioso

Falsa modéstia

Sincero

Jactância

Ação omissiva

Temperança

Ação impulsiva

Sério demais

Bom humor

Fazer papel de ridículo

Excelência moral e deficiência moral;

Verdade, mentira ou omissão?

Muitas vezes percebemos a dúvida quanto a falar a verdade, a mentira ou omitir. Alguns acreditam que nem sempre deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com