TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dereitos Humanos

Dissertações: Dereitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

1- Escreva com suas palavras qual foi à conclusão de Flavia Piovesan sobre os 75 casos de violação de direitos humanos que foram levados áComissão Interamericana deDireitos Humanos (CDIH).

R: Flavia Piovesan conclui que apenas onze dos 75 casos foram entre os anos 1970 e 1985, no qual eram os anos dogoverno militar. Neste tempo as maiorias das vitimas dosdireitos humanos eram da classe media. E a grande maioria dos outros 64 casos foi nos anos de 1922 e 2004 durante oamadurecimento de nossa recente democracia, as vitimas eram pessoas pobres oupertencentes a grupos vulneráveis.

2- Explique qual é a importância do conceito de prudência paraos gregos.

R: É uma qualidade moral necessária ao exercício da atividade filosófica e politica.Prudência em grego é phrónesis que significa sabedoria divina uma virtudemoral que levaria os indivíduos a discernir entre o certo e errado, justo e injusto.

3- Sob que aspecto o conceito de prudênciaadquiriu outras nuanças na Idade Média?R: A prudência já estava vinculada com o Direito. Influenciados pelo cristianismo, no período da idade Média os juristas consideravam o direito naturaltranscendente: averdadeira justiça não é a humana, mas a divina, portanto textos legais deveriam harmonizar-se com as sagradas escrituras, optando-se sempre pela solução mais justa de acordocom a religião.4- O que mudou no conceito de poder, a partir da modernidade?

R: Passou a ser um tratamento jurídico. Pode se considerar filosoficamente útil para pensaro tema de poder sem ilusões e comrealismo: se a tendência humana é usar o poder em beneficio próprio, o desafio consiste em domar esse poder, controlando o artificialmente. [continua]

Qual foi a importância dos códigos do século XIX, para os Direitos Humanos?

Os códigos estabeleceram a autonomia dos três poderes e a participação dos cidadãos. Com o adventodos códigos, o jurista não mais se baseia em um vago direito natural e pode contar com o rigor técnico paraorientar suas decisões, constituindo o direito positivo

6- Em 10 de Dezembro de 2008, foram comemorados os 60 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Como você interpreta a imagem do pôster de comemoração? O que significa a frase temática: “Iguais na diferença”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com