TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes visões de responsabilidade social

Trabalho acadêmico: Diferentes visões de responsabilidade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.705 Palavras (11 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

Introdução 2

Definições 3

Diferentes visões de responsabilidade social 4

Ser mais responsável socialmente é fator de competitividade 6

Objetivos e benefícios adquiridos por empresas com práticas sociais 7

Política de responsabilidade social de grandes empresas 8

Petrobrás 8

Embratel 9

Os 10 mandamentos da responsabilidade social 10

Conclusão 11

Bibliografia 12

Introdução

Responsabilidade social diz respeito a um tipo de responsabilidade que é atribuída ás empresas para com o a sociedade, trata-se da ética e da transparência nas decisões, ajudar ao próximo apoiando as classes mais necessitadas, mas a responsabilidade social deve ir além de uma campanha filantrópica ou de apoio, mas deve transparecer seus valores, seus princípios em prol do bem estar da sociedade e a possibilidade de crescer para proporcionar a todos a que se relaciona a existência digna. Por fim, na sociedade de hoje, essa preocupação com o social, o ecológico o humano e a valoração dos princípios básicos da convivência, como o trabalho e a existência digna poderá representar o diferencial entre o sucesso e o fracasso na atividade econômica e a inserção ou não da empresa, no contexto mundial.

Desse modo, a empresa desempenhará sua função social quando, simultaneamente, favorecer o bem estar dos proprietários e dos trabalhadores que nela exercem suas atividades laborais; mantiver níveis satisfatórios de produtividade; assegurar a conservação de recursos naturais; observar as justas relações de trabalho entre os que a possuem e os que trabalham; atendem as exigências fundamentais de ordenação da cidade; fazer uma justa exploração da terra e de seus recursos; promover a recuperação social e econômica das regiões; efetuar obras de recuperação, renovação, melhoria e valorização do trabalhador e dos recursos naturais.

As empresas devem criar estratégias para orientação de suas ações não mais para obtenção de lucros próprios, mais sim agir em concordância com as necessidades sociais.

Definições

Responsabilidade social diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral.

Responsabilidade social corporativa é o conjunto amplo de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e governo, essas ações otimizam ou criam programas sociais, trazendo benefício mútuo entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, quanto da sua atuação da empresa e da própria população.

Responsabilidade social da empresa A maneira como as empresas realizam seus negócios define sua maior ou menor Responsabilidade Social Empresarial. O conceito da RSE está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios. De um modo mais simples, podemos dizer que a ética nos negócios ocorre quando as decisões de interesse de determinada empresa também respeitam o direito, os valores e os interesses de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são por elas afetados. Assim, uma empresa pode oferecer o melhor produto ou serviço imaginável para seus consumidores e clientes, mas não estará sendo ética em suas relações com a sociedade se, por exemplo, no desenvolvimento de suas atividades não se preocupar com a poluição que gera no meio ambiente Transparência é outro conceito que muito tem a ver com ética. A falta de transparência na condução dos negócios pode prejudicar não só clientes e consumidores, mas também a própria empresa. Se ela sonega, por exemplo, uma informação importante sobre seus produtos e serviços, poderá ser responsabilizada, mais tarde, por omissão. Responsabilidade Social Empresarial, portanto, diz respeito à maneira como as empresas realizam seus negócios: os critérios que utilizam para a tomada de decisões, os valores que definem suas prioridades e os relacionamentos com todos os públicos com os quais interagem.

Diferentes visões de responsabilidade social

De acordo com Melo Neto e Froes (2001), a melhor maneira de analisar o conceito de responsabilidade social empresarial é identificando as diversas visões existentes, apresentadas a seguir:

• A responsabilidade social como atitude e comportamento empresarial ético e responsável: É dever e compromisso da organização assumir uma postura transparente, responsável e ética em suas relações com os seus diversos públicos (governo, clientes, fornecedores, comunidade, etc.)

• A responsabilidade social como um conjunto de valores: Não incorpora apenas conceitos éticos, mas uma série de outros conceitos que lhe proporciona sustentabilidade, como por exemplo, auto-estima dos funcionários, desenvolvimento social e outros.

• A responsabilidade social como postura estratégica empresarial: A busca da responsabilidade social é vista como uma ação social estratégica que gera retorno positivo aos negócios, ou seja, os resultados são medidos através do faturamento, vendas, market share.

• A responsabilidade social como estratégia de relacionamento: Voltado para melhoria da qualidade do relacionamento com seus diversos públicos-alvos, a responsabilidade social é usada como estratégia de marketing de relacionamento, especialmente com clientes, fornecedores e distribuidores.

• A responsabilidade social como estratégia de marketing institucional: O foco está na melhoria da imagem institucional da empresa. São os ganhos institucionais da condição de empresa-cidadã que justificam os investimentos em ações sociais encetadas pela empresa.

• A responsabilidade social como estratégia de valorização das ações da empresa (agregação de valor): Para a gerente de comunicação da Dow Química, Georgete Pereira, “a reputação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com