TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dilemas Morais

Ensaios: Dilemas Morais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

DILEMAS MORAIS

Refletir sobre esses dilemas nos permite ver de maneira mais clara como uma questão moral pode se apresentar em nossas vidas, como indivíduos e como membros de uma sociedade.

A vida em sociedade democráticas e cheia de divergências entre o certo e o errado, entre justiça e injustiça. Algumas pessoas defendem o direito ao aborto, outras o consideram um crime. Algumas acreditam que a justiça requer que o rico seja taxado para ajudar o pobre, enquanto outras acham que não e justo cobrar taxas sobre o dinheiro recebido por alguém como resultado do próprio esforço. Algumas defendem o sistema de cotas na admissão ao ensino superior enquanto outras consideram esse sistema uma forma de injusta de discriminação invertida contra as pessoas que merecem ser admitidas pelos próprios méritos.

Eleições são vencidas e perdidas com base nessas divergências. As chamadas guerras culturais são combatidas por esses princípios. Entretanto, se isso fosse verdadeiro, a persuasão moral seria inconcebível e o que consideramos ser um debate publico sobre justiça e direitos não passaria de uma saraivada de afirmações dogmáticas em uma inútil disputa ideológica.

Quando exibe sua pior face, nossa politica se aproxima dessa condição. As vezes uma discussão pode mudar nossa opinião.

Como, então, podemos raciocinar claramente no disputado terreno da justiça e da injustiça, da igualdade e da desigualdade, dos direitos individuais e do bem comum?

Começamos com uma opinião, ou uma convicção, sobre a coisa certa a fazer. Então refletimos sobre a razão da nossa convicção e procurarmos o principio no qual ela se baseia: “E melhor sacrificar uma vida para evitar a perca de muitas.” Então, diante de uma situação que põe em questão esse principio, ficamos confusos: “Eu achava que era sempre certo salvar o máximo possível de vidas, mas ainda assim parece errado empurrar o homem da ponte (ou matar os pastores de cabra desarmados).” Sentir a força dessa confusão e a pressão para resolvê-la e o que nos impulsiona a filosofar.

Ao nos depararmos com novas situações, recuamos e avançamos em nossas opiniões e nossos princípios, revisando cada um deles a luz dos demais. Indo e vindo do mundo da ação para o mundo da razão, é no que consiste a reflexão moral.

Essa forma de conceber a discussão moral, como uma dialética entre nossas opiniões sobre determinadas situações e os princípios que afirmamos ao refletir, tem uma longa tradição. Ela remota aos diálogos de Sócrates e á filosofia moral de Aristóteles. Entretanto, não obstante sua origem tão antiga.

A reflexão moral não e uma busca individual, e sim coletiva. Ela requer um interlocutor, um amigo, um vizinho, um camarada, um compatriota. As vezes o interlocutor pode ser imaginário, como quando discutimos com nossa convivência mas não podemos descobrir o significado da justiça ou a melhor maneira de viver apenas por meio da introspecção.

Na opinião de Platão, para captar o sentido de justiça e da natureza de uma boa vida, precisamos nos posicionar acima dos preconceitos e das rotinas do dia a dia.

Debates sobre “bailout’’ e o preço extorsivos, desigualdade de rendas sistema de cotas, serviço militar e casamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com