TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito

Trabalho Universitário: Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  1.013 Visualizações

Página 1 de 2

O professor de Sociologia, ao entrar na sala de aula, encontrou um grupo de alunos numa calorosa discussão sobre cultura. Aproveitando o interesse pelo tema, organizou um debate, no qual ficaram evidenciadas várias formas de entender o que é cultura. Algumas estão destacadas abaixo. Na perspectiva da Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura. “Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas”. “A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também é etnocêntrica”. “Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito, é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto, somos treinados para sermos etnocêntricos que, dificilmente, qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo”. Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47.

a) A partir das informações prestadas e da leitura dos textos sugeridos, responda, se, de acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar é etnocêntrica ou relativista? Justifique.

b) Pode-se afirmar que “é impossível não sermos etnocêntricos”. Justifique.

Questão de múltipla escolha:

O professor de Sociologia, ao entrar na sala de aula, encontrou um grupo de alunos numa calorosa discussão sobre cultura. Aproveitando o interesse pelo tema, organizou um debate, no qual ficaram evidenciadas várias formas de entender o que é cultura. Algumas estão destacadas abaixo. Na perspectiva da sociologia crítica, qual a afirmação que MELHOR representa o que é cultura?

a) Cultura é a leitura de muitos livros; é estudar bastante, é o saber lidar com muita coisa. (aluna Mara);

b) Quando uma pessoa é bem educada a gente diz: Que culta! Então, cultura é uma boa educação, é tratar bem as pessoas, é escrever e falar corretamente. (aluna Sandra);

c) A cultura é aquilo que a gente sabe, é aquilo que a gente faz… portanto, todas as pessoas têm cultura. (aluno Carlos);Marcos não tem muita cultura, porque só cursou às séries inicias do ensino fundamental. (aluno Eduardo);

d) Cultura verdadeira é aquela que sabe reconhecer o que é uma boa música, um bom vinho e um bom livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com