TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito E Política

Trabalho Universitário: Direito E Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 01. Critica Aristotelica, a dialética, platonica e suas consequencia para uma reflexão politica e jurídica no medievam.

Questão 02. Direito e politica inter transição paradigmática (renascimento ou modernidade liquida).

A transição paradigmática foi amplamente por Boaventura de Sousa Santos, na obra A crítica da razão indolente: contra o desperdício de experiência (2000). Esta seção tem por objetivo demonstrar que o direito à diferença como direito das minorias é um fenômeno típico da hodiernidade que é caracterizada pela crise da Weltanschaunng moderna. Boaventura, ao identificar o projeto da modernidade com o desenvolvimento do capitalismo e como ele se transformar em unidade privilegiada de análise (2000, p. 169-170), afirma que [...] a crise final da modernidade é mais visível como crise epistemológica (uma crise da ciência moderna) do que como crise societal (uma crise do mundo capitalista). A ligação historicamente contingente entre modernidade e capitalismo subjaz às quatro grandes interpretações da transformação social do nosso tempo. De acordo com a primeira, o capitalismo e o liberalismo triunfaram e esse triunfo constitui a maior realização possível da modernidade (o fim da história à Fukuyama; a democracia social centrista. De acordo com a segunda interpretação, a modernidade é, ainda hoje, um projeto inacabado, com capacidade intelectual e política para conceber e pôr em prática um futuro não- capitalista (Habermas, eventualmente Jameson, o marxismo convencional do Ocidente, uma democracia social de esquerda). De acordo com a terceira interpretação, a modernidade soçobrou aos pés do capitalismo, cuja expansão e reprodução sócio-cultural irá, daqui para a frente assumir uma forma pós-moderna (pós-modernismo conservador, Daniel Bell, Lyotard, Baudillard, Vattimo, Lipovetsky). Finalmente, de acordo com a quarta interpretação, a modernidade entrou em colapso como projeto epistemológico e cultural, o que vem abri um vasto leque de possibilidades futuras para a sociedade, sendo uma delas um futuro não-capitalista e eco-socialista (o pós-moderno de oposição). (op. cit., p. 166-167). A transição paradigmática é diferente dos tempos de crise do paradigma (KUHN, 1987) por várias razões, mas a principal é que nos momentos de crise existe pouca flutuação sistêmica, enquanto nos momentos de transição paradigmática, como são os períodos de bifurcação de Prigogine, pequenas alterações podem causar grandes flutuações sistêmicas. Como é demanda específica da transição paradigmática a construção de uma sociedade mais justa.

Segundo Nicolau Maquiavel, foi um historiador, poeta, diplomata e músico italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna, pelo fato de haver escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente. Desde as primeiras críticas, feitas postumamente por um cardeal inglês, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma maquiavélica, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia. Em sua obra O Príncipe, defendeu a centralização do poder político e não propriamente o absolutismo. Suas considerações e recomendações aos governantes sobre a melhor maneira de administrar o governo caracterizam a obra como uma teoria do Estado moderno. ma leitura apressada ou enviesada de Maquiavel poderia levar-nos a entendê-lo como um defensor da falta de ética na política, em que "os fins justificam os meios". Para entender sua teoria é necessário colocá-lo no contexto da Itália renascentista, em que se lutava contra os particularismos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com