TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito X Moral

Monografias: Direito X Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

Direito X Moral

A principal diferença entre Direito e Moral encontra-se na sanção, que o direito impõe; Da qual a moral não é dotada.

Outra diferença se da pela interioridade da moral e a exterioridade do direito; pois enquanto o direito tem uma coerção advinda de uma sansão (punição externa), que esta descrita na norma jurídica. Já a moral não e dotada de uma sanção, tendo o seu constrangimento proporcionado somente pela consciência através do remorso; e assim quando o mesmo se apresenta.

E por último uma diferença pouco notada mais existente; sendo o direito bilateral e a moral unilateral, ou seja: essa distinção relaciona-se com o fato de que o direito, ao conceder direitos, da mesma forma impõem obrigações, sendo, pois uma via de mão dupla. Já a moral não, suas regras são simplificadas impondo somente deveres, e o que se espera dos indivíduos é a obediência delas.

Direito positivo X Direito natural

O direito positivo é posto pelo estado; o natural, pressuposto, é superior ao estado, independe desse para existir.

O direito positivo é valido por determinado tempo (tem vigência temporal) e base territorial. Já o natural possui validade universal e imutável ( é valido em todos os tempos).

O direito positivo tem como fundamento a estabilidade e a ordem da sociedade. O natural se liga a princípios fundamentais, de ordem abstrata; corresponde à idéia de justiça.

Direito objetivo X Direito subjetivo

Direito objetivo é o direito concreto, nas normas jurídicas. Já o direito subjetivo não se encontra escrito, e sim é resultado de um sub entendimento da norma jurídica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com