TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Leia atentamente os enunciados e responda as questões a seguir:

Questão 1:

No cotidiano, tomamos as palavras ética e moral como sinônimos, porém elas não podem ser confundidas. Observe a charge abaixo:

Fonte: http://imagohistoria.blogspot.com.br/2012/08/kohlberg-e-o-amadurecimento-moral.html

Agora responda às seguintes questões:

a) Qual o conceito de moral e de ética?

b) Em que a ética e a moral se diferenciam?

c) Quem é o inquilino a que Mafalda se refere? Justifique sua resposta. (Vale 5,0 pontos)

Respostas

a) Ética pode ser considerada como costume, modo de ser ou caráter. É a área de estudo da filosofia que se propõe a pensar as ações humanas, seus princípios e normas, buscando distinguir entre o bem e o mal.

A Moral são os costumes, valores e obrigações adquiridas por hábito e compartilhadas por um grupo ou sociedade em um determinado tempo histórico.

b) A ética pode ser definida como modo de ser ou caráter, mostrando seu caráter individual, no qual o sujeito admite os valores aceitos por sua sociedade como sendo seus também, pois entende seu significado e sabe qual a importância de agir de acordo com eles. Assim, pode-se dizer que ele realmente é virtuoso. Portanto, ética difere de moral, pois chamamos de moral os costumes que são adquiridos por hábito, de cujo significado o sujeito não tem consciência, o que não acontece com o sujeito ético, que sabe e conhece porque age de acordo com um determinado valor ou princípio.

c)

Questão 2:

“Jovens de 13, 14 anos, sentados no chão úmido e sujo, respirando o ar poeirento, manuseando facões e outros instrumentos cortantes. Durante uma manhã inteira eles não se levantam, não bebem água e não vão ao banheiro, para não perderem tempo. Ao fim da jornada, cada um tem como saldo da lida meia tonelada de mandioca descascada sobre as pernas e os problemas crônicos na coluna e nos rins que o trabalho na casa de farinha lhes dá como “paga”, além dos R$ 20 semanais, em média” (DURAN, Sabrina. As piores formas de trabalho infantil: lista com as atividades profissionais mais degradantes para crianças e adolescentes ainda é ignorada em diversas regiões. Repórter Brasil. Disponível em: http://reporterbrasil.org.br/trabalhoinfantil/as-piores-formas-de-trabalho-infantil/).

Diante do contexto dessa reportagem, pergunta-se:

a) Como pode ser conceituada a responsabilidade social?

b) Diante dos indicadores de responsabilidade social do Instituto Ethos, estas casas de farinha está agindo corretamente? Justifique sua resposta.

c) Qual é a relação entre a ética e a responsabilidade social? E em que consiste a chamada ética empresarial? (5,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com