TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA PORTUÁRIA DA EDUCAÇÃO, conhecimento verdadeiro

Tese: FILOSOFIA PORTUÁRIA DA EDUCAÇÃO, conhecimento verdadeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Tese  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS-FINOM

PORTFOLIO DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, o verdadeiro conhecimento.

Patrícia Fonseca da Silva

Paracatu

Abril/2012

FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS-FINOM

PORTFÓLIO FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, o verdadeiro conhecimento.

Patrícia Fonseca da Silva

Portfólio apresentado ao curso de Pedagogia EaD da Faculdade do Noroeste de Minas-FINOM, como requisito parcial para aprovação na disciplina de Filosofia da Educação.

PROF; M.S. Valéria de Fátima Souza.

Unidade Autônoma de Estudo: ped4,112

Paracatu

Abril/2012

Introdução

No portfolio de filosofia da educação eu abordarei abandonar a afirmação de que a filosofia é destituída de valor, mesmo com respeito à riqueza material. Uma boa filosofia, ao influenciar favoravelmente a política, pode gerar uma prosperidade incapaz de ser alcançada sob a égide de uma filosofia inferior.

Informações coletas no guia de estudo Filosofia da Educação modulo 1, escrito pelas prof.ª Darcília Tiahuâna Coimbra Carvalho e Mirian Antônia Gonçalves. Tendo com0o professora conteúdista M.S. Valéria de Fátima Souza.

Desenvolvimento

Há uma questão que muita gente formula de imediato quando ouve falar de filosofia: qual a utilidade da filosofia? Não há certamente expectativa alguma de que ela contribua para a produção de riqueza material. Contudo, a menos que suponhamos que a riqueza material seja a única coisa de valor, a incapacidade da filosofia de promover esse tipo de riqueza não implica que não haja sentido prático em filosofar. Não valorizamos a riqueza material por si própria - aquela pilha de papel que chamamos de dinheiro não é boa por si mesma -, mas por contribuir para nossa felicidade. Não resta dúvida de que uma das mais importantes fontes de felicidade, ao menos para os que podem apreciá-la, consiste na busca da verdade e na contemplação da realidade; eis aí o objetivo do filósofo.

Ademais, aqueles que, em nome de um ideal, não classificaram todos os prazeres como idênticos em seu valor, tendo chegado a experimentar o prazer de filosofar, consideraram essa experiência como superior em qualidade a qualquer outra. Visto que a maior parte dos bens que a indústria produz, excetuando os que suprem nossas necessidades básicas, valem apenas como fontes de prazer, torna-se a filosofia perfeitamente apta, no que se refere à utilidade, para competir com a maioria dos produtos industriais, quando poucos são os que podem dedicar-se, em tempo integral à tarefa de filosofar. Mesmo que entendêssemos a filosofia como fonte de um inocente prazer particularmente válido por si próprio (obviamente, não apenas para os filósofos, mas também para todos aqueles a quem eles ensinam e influenciam), não haveria razão para invejar tão pequeno desperdício da força humana dedicada ao filosofar.

Não esgotamos, porém, tudo o que pode ser dito em favor da filosofia. Pois, à parte qualquer valor que lhe pertença intrinsecamente acima de seus efeitos, a filosofia tem exercido, por mais que ignoremos isso, uma admirável influência indireta até mesmo sobre a vida de gente que nunca ouviu falar nela. Indiretamente, tem sido destilada através de sermões, da literatura, dos jornais e da tradição oral, afetando assim toda a perspectiva geral do mundo. Em grande parte, foi através de sua influência que se fez da religião cristã o que ela é hoje. Devemos originalmente a filósofos ideias que desempenharam papel fundamental para o pensamento em geral, mesmo em seu aspecto popular, como, por exemplo, a concepção de que nenhum homem pode ser tratado apenas como um meio ou a de que o estabelecimento de um governo depende do consentimento dos governados. No âmbito da política, a influência das concepções filosóficas tem sido expressiva. Nesse sentido, a Constituição norte-americana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com