TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discurso Filosófico

Pesquisas Acadêmicas: Discurso Filosófico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Discurso Filosófico II

Curso:

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Sobre a “Teoria (ou Doutrina) dos Ídolos” e a posição quanto ao ceticismo trabalhadas por Francis Bacon, você deve fazer a leitura do texto de Luiz Eva (2008, p. 47-84), disponível em: <http://www.cle.unicamp.br/cadernos/pdf/LuizEva-Cad181.pdf>. Acesso em 16 jan. 2013 e depois responder as questão na sequência:

Questão 1

O artigo de Eva (2008), logo de início traz uma citação direta de um texto baconiano. Analisando de forma lógica (usando rudimentos de Lógica Formal) o enunciado inicial da citação apresenta:

a) Um juízo categórico ou hipotético? (0,5 pontos)

JUIZO CATEGÓRICO

b) Que conectivos lógicos apresentados pelo texto justificam sua resposta anterior? (0,5 pontos)

"nada é conhecido" e "nada pode ser conhecido"

c) Dada a natureza destes conectivos e as implicações deste no raciocínio, é possível concluir que Bacon e cético? Sim, não? Por quê? (1,0 ponto)

Não. Bacon aparece como propositor de uma espécie de “ceticismo parcial ou temporário”, embora entenda que não se trata aí de um cético, e sim, a seu ver, do protagonista de uma estratégia “aristotélica” de resposta ao ceticismo.

São igualmente alusões de passagem, que não se desenvolvem no sentido de um exame mais detalhado de como teria ele compreendido e equacionado a problemática cética em sua reflexão pessoal

Questão 2

O que o texto de Eva (2008) tenta provar, quais são os procedimentos adotados para tal e quais as dificuldades encontradas? (2,0 pontos)

Responda com suas palavras, evitando a cópia meras passagens do texto de Eva (2008).

Questão 3

Tomando o artigo de Eva (2008) e a comparação entre ceticismo e a Teoria dos Ídolos de Bacon avalie as proposições seguintes indicando se elas são coerentes ou não e justificando sua avaliação com base nas leituras indicadas. (3,0 pontos)

a) A natureza humana, segundo Bacon (no dissertar de EVA, 2008), em sua experiência de vida (dados a posteriori) produz os ídolos da tribo e da caverna, que como tal, são inatos.

b) O projeto de Bacon, de fazer a Magna Instauratio pode ser visto, também, como o projeto de restauração das verdadeiras capacidades da natureza humana.

c) Assim como os céticos, Bacon não condena os dogmáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com