TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discuta Porque A Qualidade é Importante Para A Competitividade Da Organizações, Da Industria Como Um Todo E Dos Países.

Artigo: Discuta Porque A Qualidade é Importante Para A Competitividade Da Organizações, Da Industria Como Um Todo E Dos Países.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  1.143 Visualizações

Página 1 de 4

A GLOBALIZAÇÃO E A COMPETITIVIDADE

Existe uma nova ordem mundial. A globalização da economia, ela está derrubando fronteiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando novo mundo inteiramente novo e diferente. Para um consultor japonês Keniche Ohmae salienta que as fronteiras dos negócios no mundo estão desaparecendo rapidamente. Os líderes governamentais tornam-se preocupados com a competitividade econômica de suas nações, enquanto os líderes das grandes organizações se voltam para competitividade organizacional em uma economia globalizada. Ohmae identificou a chamada tríade - Japão, Estados Unidos e Europa como uma importante âncora da economia global. O mundo da globalização oferece, de um lado oportunidades inéditas de prosperidade econômica e por outro lado é extremamente exigente no preparo dos outros países para usufruir das novas oportunidades.

As organizações globais diferentes das organizações multinacionais de estilo colonial das décadas de 1960 e 1970. Mas, servem para todos os seus consumidores em mercados básicos com igual dedicação, onde quer que eles estejam. Seu sistemas de valores é universal e não é dominado por dogmas locais ou regionais. Outro aspecto importante é que as organizações globais se fundamentam em valores comuns e compartilhados de crenças e de confiança.

A globalização é um fenômeno mundial e irreversível, que apresenta os seguintes aspectos:

• O desenvolvimento e intensificação da tecnologia da informação(TI) e dos transportes, fazendo do mundo uma verdadeira aldeia global;

• A ênfase no conhecimento e não mais na matérias-primas básicas;

• A formação de espaços pluri- regionais ( como Nafta, comunidade Européia, Mercosul );

• A internacionalização do sistema produtivo, do capital e dos investimentos;

• A gradativa expansão dos mercados;

• As dificuldades e limitações dos Estados modernos e a obsolência do direito;

• O predomínio das formas democráticas do mundo desenvolvido.

Ives Granda diz que na globalização as relações econômicas superam os controles e barreiras dos países, numa incessante tentativa de produzir melhor a um custo menor em todo mundo. Ë evidente que a globalização da economia favorece os países mais desenvolvidos, pois estes possuem melhor tecnologia , maiores recursos e estabilidade econômica permanente, sendo sua capacidade de produzir em larga escala, por um preço mais reduzido, superior à dos países emergentes.

Por outro lado, a globalização da economia impõem um aumento de produtividade real, por outro lado , dificulta a luta e inúmeros segmentos por uma melhoria de competitividade, ao desnível de seu potencial produtivo, onerando por defasagem cambial, juros mais elevado e carga tributária cumulativa incidente sobre apenas sobre os produtos nacionais e não sobre estrangeiros.

As mudanças fazem parte do mundo das pessoas e organizações. Neste ambiente, as organizações são chamadas a transformações e adaptações, a fim de sobreviverem no ambiente. Sendo assim, manter-se passivo e só mudar quando os problemas ocorrem é contribuir para o insucesso nos negócios, através de decisões precipitadas e equivocadas.

O dia-a-dia dos dirigentes das organizações é marcado pela tomada de decisões, que podem gerar conseqüências diversas conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com