TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação: "O Fazer Educativo Hoje - Libertação Ou Domesticação?"

Artigos Científicos: Dissertação: "O Fazer Educativo Hoje - Libertação Ou Domesticação?". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 4

1. Leia o texto “Platão e a filosofia da educação”.

2. Tendo as questões abaixo como roteiro, elabore uma dissertação que as responda. (Não é para entregar um questionário, mas sim um texto no qual podem ser encontradas as respostas para tais questões.)

a. Qual o objetivo central da educação para Platão?

b. No pensamento do autor, qual a importância da filosofia para a política?

c. O que é o rei-filósofo?

d. A partir do texto, que tipo de exclusão e preconceito (nas ideias do séc.XXI) são percebidos na proposta platônica de educação?

e. CONCLUSÃO: é pessoal.De acordo com os estudos da filósofa Viviane Mosé, o nosso modelo escolar até os anos 50, tinha uma estrutura de ensino que valorizava a reflexão do aluno com uma formação ampla, aberta e questionadora. Porém, era uma escola elitista, pois poucos tinham acesso a ela, um exemplo disso eram os testes de admissão.

Com início da industrialização no Brasil houve a necessidade de aumentar a mão de obra, sendo necessário ampliar o número de escolas no país, com isso foi criada a chamada escola de massa seguindo o lema: “Escola para todos.” Tendo como modelo ”a escola como fábrica.” Esta escola tinha como características a segmentação e a fragmentação, ou seja, a falta de noção do todo, assim como acontece em uma fábrica. Outra característica que se pode afirmar é que esta escola era como um reformatório, pois esta era a época do Regime Militar, seguindo um modelo de prisão, um exemplo disso é o currículo que passou a ser chamado de grade curricular e disciplinas com avaliações chamadas de prova. Este modelo de escola servia para cumprir o desejo da sociedade desta época a de educar alunos que se tornassem adultos passivos, com disciplina, sem que pudessem questionar ou criticar e não havendo criação de conteúdos. Perdeu-se com isso a noção de conjunto, unidade, participação e de relacionamento, fazendo com que a nossa escola se tornasse um espaço isolado.

O idealismo platônico marca a produção de conhecimento na história da humanidade que diz: “Quanto mais o meu conhecimento é abstrato, distante do movimento da vida, maior ele é.” Este processo de abstração do conhecimento na escola que privilegia a palavra, junto com uma escola fragmentada, segmentada, isolada da sociedade, que privilegia a passividade e o acúmulo de conhecimento, contribuiu pra que existisse o cidadão que temos hoje que pensa fragmentado e não pensa no todo, no bem comum. Este cidadão não imagina que a ”ética é cuidar de si mesmo, porque o outro é o si mesmo” diz Viviane Mosé. Ainda nas palavras dela, “Ético é o ser humano que entende que cada gesto dele tem um desdobramento infinito e que este desdobramento em algum momento vai recair sobre ele, por isso presta atenção nas pequenas coisas.”

A solução não é a escola e nem a política, mas sim, a sociedade humana tem que sair da sua eterna adolescência, tem que aprender a sofrer, a lidar com as perdas e contradições. A atenção é maior na escola porque se pensa que lá é onde podemos encontrar a solução, mas a questão é o conceito que o ser humano tem de si mesmo e do mundo, temos que compartilhar mais e sair do isolamento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com