TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação de Texto Dissertativo

Por:   •  6/3/2021  •  Dissertação  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES

CURSO: Ciências Contábeis

DISCIPLINA: Filosofia e Cidadania  

PROFESSORA: Dr. Maria Luiza Figueiredo Heine  

ATIVIDADE: AVALIAÇÃO ONLINE (AO)  

PRODUTO: Texto Dissertativo

ESTUDANTE: Talysson dos Santos

Grécia antiga.Sócrates. Platão. Aristóteles. Filósofos além de seu tempo, contribuíram com a evolução da humanidade, através de seus conhecimentos. A dialética utilizada até o presente momento, de cunho elementar na construção de ideias e conhecimentos. Desse modo, a sociedade está em constante evolução, em cada etapa da história da humanidade a filosofia e um agente modificador.

Século XVII ao início do XVIII, o período de grandes transformações nos pensamentos da sociedade europeia que influenciaram o mundo, o iluminismo que difundiu as ideias de liberdade, igualdade e fraternidade lemas da revolução francesa, ocasionando na edificação dos direitos do homem e na política, o filósofo Montesquieu trouxe a ideia de um sistema que se fez reparticionar o poder em três executivo, judiciário e legislativo, antes regido pelo absolutismo.

Após esse período, em meados de 1800 ocorreu à revolução industrial, trazendo consigo os pensamentos socialistas, sendo os de Karl marx relevantes para a época ,pois, criticava o sistema capitalista e enfatizava à luta de classes . Em função da péssimas condições de trabalho, longas jornadas e outras situações deploráveis. Sendo o caso, de mulheres em estado de gravidez e crianças serem forçadas a trabalhar para se obter uma renda, composta por salários baixos.  

Graças às ideias, atrelada à luta desses pensadores no século XXI existem os sindicatos que visam garantir o direito e a segurança dos trabalhadores, os direitos humanos que visam as garantias de direitos fundamentais como água, saúde e educação melhores condições de vida para a dignidade humana. Ou seja, essas conquistas foram méritos antepassados que eclodiram no futuro. Conforme a história mostra a transformação se dá por meio de ideias.

Portanto, à filosofia é vital para a edificação seja do indivíduo ou da coletividade. De modo que, conforme o tempo se avança, surgem novas problemáticas e o modo de se pensar filosoficamente constante  leva o ser e a sociedade ao rumo de uma utopia em um futuro não tão distante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com