TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITO DA POSTURA NA PRESSÃO SANGUÍNEA

Pesquisas Acadêmicas: EFEITO DA POSTURA NA PRESSÃO SANGUÍNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  10.560 Visualizações

Página 1 de 3

EFEITO DA POSTURA NA PRESSÃO SANGUÍNEA

A mudança postural, débito para ortostatismo, acarreta redistribuição do volume sanguíneo, mudanças de fluxos e pressão circulatórias detectadas por sistemas de regulação , o que desencadeiam reflexos autonômicos no sentido de garantir a homeostase necessária ao atendimento da demanda.

Os objetivos do presente estudo foram analisar a influencia da mudanca postural na pressão arterial, freqüência cardíaca , hematócrito e influÍncia autonômica simpática e parassimpática sobre sistema circulatório.

Foi feito uma ficha com os dados das diferenças de PAs de um voluntário do grupo em diferentes situações que modificaram a pressão, lembrando que esse integrante do grupo já possui alterações na pressão genéticamente,pelo fato de grande parte da família ser hipertensa.

VERIFICAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL DE UM HOMEM

SENTADO: 14X8

DEITADO: 14X8, pressão arterial estável.

IMEDIATAMENTE APÓS LEVANTAR: 13X10, queda da pressão muito rápida, diminuição da pressão pode ser tal que pode causar desmaio.

APÓS 2 MIN. DE DESCANÇO: 14X8, a pressão arterial ficará em equilíbrio estável.

APÓS ATIVIDADE FÍSICA: 16X10, nos primeiros 2 minutos de atividade física (aquecimento) , a pressão aumenta, logo se estabelece em valor constante, e o nível da P.A dependerá da intensidade do exercício.

APÓS 2 MIN. DE ATIVIDADE: 15X10, quando o trabalho físico é interrompido, ocorre queda da pressão imediata. Porém há menor redução dos valores porcentuais.

Uma pessoa deitada possui pressão hidrostática praticamente constante em todos os pontos do corpo e igual à do coração.

Quando a pessoa está sentada, ou em pé, devido à elevação da cabeça em relação ao coração, a pressão arterial é mais baixa .

Assim, quando uma pessoa deitada se levantar rapidamente, a queda de pressão arterial da cabeça será maior, o que implicará uma diminuição do fluxo sangüíneo no cérebro. Como o fluxo deve ser contínuo e como o ajuste do fluxo pela expansão das artérias não é instantâneo, a pessoa pode sentir-se tonta. Em casos de variações de pressão muito rápidas, a diminuição da circulação pode ser tal que provoque desmaio.

ASPECTOS FISIOLÓGICOS DA PRESSÃO ARTERIAL SISTÓLICA NO EXERCÍCIO E LOGO APÓS

As pressões arteriais e a freqüência cardiáca se elevavam durante e imediatamente após o trabalho muscular. Em geral, essa elevação da PAS é acompanhada de redução ou nenhuma

A pressão sanguínea na aorta é mantida pela integração dos seguintes fatores: Débito cardiáco,que ralaciona-se com o volume que sai do coração, resistência periférica total, que relaciona-se com a viscosidade do sangue.

Existe incremento mais acentuado da PAS nos dois primeiros minutos de exercício (fase de aquecimento); após o aquecimento, se estabelece um valor constante (fase de equilíbrio) e o nível da PAS a seguir dependerá da intensidade do exercício.

Quando o trabalho físico é interrompido, ocorre queda imediata da pressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com