TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E NEGÓCIOS

Projeto de pesquisa: ESTRATÉGIAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E NEGÓCIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.853 Palavras (16 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 16

RESPOSABILIDADE SOCIAS E AS ESTRTÉGIAS EMPRESARIAIS

RESUMO

Esta pesquisa teve como foco as estratégias empresarias, com o objetivo de demonstrar uma visão geral sobre os mais diversos tipos de estratégias empresariais aplicada nas organizações. Mostrar a importância dos planos estratégicos, os reflexos negativos e benefícios adquiridos através das estratégias que possam contribuir na prática da responsabilidade social, tendo como resultado a sustentabilidade ambiental, social e no mundo dos negócios.

Estratégias Corporativas ou Empresariais

A responsabilidade social de uma organização não se expressa unicamente através dos investimentos em ações filantrópicas ou iniciativas voluntarias na comunidade. Administrar com responsabilidade social significa ligar-se à idéia de construção de um futuro com crescimento econômico, equidade e uso adequado dos recursos naturais. Para administrar de acordo com a responsabilidade social significa fazê-lo com padrões de qualidade total e gerenciamento do meio ambiente os administradores sabem que uma empresa para se manter competitiva necessita primar pela qualidade de seus produtos, serviços, pela segurança de seus clientes, e eliminar práticas que causem impactos nocivos ao ambiente natural e demonstrar respeito para com a comunidade que lhe acolhe.

E para que a empresa se mantenha no mercado no mundo globalizado é preciso que coloque em prática estratégias que contribuam para o alcance da excelência nos padrões para prática da responsabilidade social.

Será estabelecido agora um relacionamento entre a concepção das estratégias empresariais e a responsabilidade social dentro das organizações.

Surgimento da Estratégia Empresarial

Um dos primeiros usos do termo estratégia foi feito há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzu, que afirmava que

“todos os homens podem ver as tácticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.

Teve sua origem na Grécia Antiga, significando, inicialmente, “arte do general” , adquirindo, posteriormente, uma conotação voltada para a guerra, significando a arte e a ciência de conduzir um exército por um caminho. O termo estratégia assumiu o sentido de habilidade administrativa na época de Péricles (450 a.C.), quando passou a significar habilidades de gestão (administrativas, liderança, oratória, poder). Mais tarde, no tempo de Alexandre (330 a.C.), adquiria o significado de habilidades empregadas para vencer um oponente e criar um sistema unificado de governo global.

Conceito de Estratégia

definições de estratégia de vários autores ao logo dos tempos:

"Estratégia é o padrão de objectivos, fins ou metas e principais políticas e planos para atingir esses objectivos, estabelecidos de forma a definir qual o negócio em que a empresa está e o tipo de empresa que é ou vai ser." Learned, Christensen, Andrews, Guth (1965) Andrews (1971)

"Estratégia é um conjunto de regras e tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema" Ansoff (1965)

Para Ansoff e MCDonnel:

“Basicamente, estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão para orientação do comportamento de uma organização. Há quatro distintos de regras:

1. Padrões pelos quais o desempenho presente e futuro da empresa são medidos. Em termos qualitativos, esses padrões são chamados de objetivos, e em seu aspecto quantitativo são chamados de metas.

2. Regras para desenvolvimento da relação da empresa com seu ambiente externo: que produtos e tecnologias a empresa desenvolverá, onde e para quem os produtos serão vendidos, como a empresa conquistará alguma vantagem sobre os concorrentes. Esse conjunto de regras é chamado estratégia de produto e mercado, ou estratégia empresarial.

3. Regras para o estabelecimento das relações e dos processos internos na organização; isto é freqüentemente chamado de conceito organizacional.

4. As regras pelas quais a empresa conduzirá suas atividades do dia a dia, chamadas de políticas operacionais. ”10

Mintzberg dividiu aos diferentes significados e usos dados ao conceito de estratégia, dividiu-a em cinco conceitos genéricos:

 Estratégia como Plano: um guia de ação para o futuro;

 Estratégia como Padrão: uma consistência de comportamento ao longo do tempo;

 Estratégia como Posição: a localização de determinados produtos em determinados mercados e como obter vantagens competitiva;

 Estratégia como Perspectiva: a maneira peculiar de uma organização agir, que a identifica e a diferencia das demais e;

 Estratégia como truque: uma forma de iludir os adversários11

Uma vez que as estratégias tenham sido formuladas, as pessoas dentro de uma organização podem se voltar para questões menos complexas e detalhes, convergindo suas forças para a consecução dos objetivos.

"Estratégia é um plano unificado, englobante e integrado relacionando as vantagens estratégicas com os desafios do meio envolvente. É elaborado para assegurar que os objectivos básicos da empresa são atingidos." Jauch e Glueck (1980)

"Estratégia competitiva são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável numa indústria, para enfrentar com sucesso as forças competitivas e assim obter um retorno maior sobre o investimento." Porter (1980)

"Estratégia designa o conjunto de critérios de decisão escolhido pelo núcleo estratégico para orientar de forma determinante e durável as actividades e a configuração da empresa." Martinet (1984)

Para Sun Tzu:

Na área militar, pode ser definida hoje como a ciência dos movimentos e planejamento da guerra e do domínio econômico. Através da estratégia militar foram criados os conhecidos serviços de inteligência e aprimorada a arte de guerrear.

Sun Tzu foi o estrategista que no século IV a.C. escreveu um tratado nominado A Arte da Guerra que abordava de forma abrangente as estratégias militares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com