TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA E VIDA

Artigos Científicos: ETICA E VIDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  3.528 Palavras (15 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 15

Trabalho apresentado à disciplina Ética e Filosofia como exigência parcial de nora no Curso de Direito, Turma 1A - Diurno, Prédio A 113 do Centro Universitário Anhanguera de Santo André, sob orientação do Prof.Ms. Manoel Carlos da Silva

SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................03

2. O lugar da Ética na vida..............................................................................04

3. A Ética e o Brasil........................................................................................05

4. O Caminhar ético........................................................................................06

5. Vale a pena ser virtuoso..............................................................................07

6. Os propósitos destas reflexões....................................................................08

7. Por uma ética de solidariedade planetária...................................................11

8. Conclusão....................................................................................................13

INTRODUÇÃO

No presente trabalhoabordaremos a importância da ética na vida sendo incontestável que os dois institutos caminham juntos, pois aquela é necessária para uma sociedade mais justa e igualitária. Tomando como base que o estudo da ética é muito abstrato, tentaremos conceituá-la de maneira concisa.

A ética é uma disciplina normativa, que não cria necessariamente normas, mas é responsável por descobri-las e elucidá-las trazendo em seu conteúdo princípios que devam nortear sua existência. Quando os modelos e padrões éticos que tem como escopo a organização da vida em sociedadesão desrespeitados por um indivíduo, o direito é convocado para resolver o impasse solucionando-o.

De modo geral, a ética, é a moral manifestando-se externamente, ou seja, quando colocamos em prática tudo aquilo que entendemos como certo e justo, bem como a ciência do comportamento moral dos homens na sociedade.

1. O LUGAR DA ÉTICA NA VIDA.

“Pode-se dizer que ética é tudo aquilo que é moralmente correto, representado por um conjunto de princípios, normas e regras tendo por objetivo distinguir as ações humanas face às relações uns com os outros, tanto em família, grupos, organizações e no campo do Direito, em geral.” (Caruso Samel)

A satisfação dos interesses humanos deve-se basear no uso da liberdade e autonomia individual, sendo que esta liberdade e vontade valem mais do que a Lei.

O Direito é chamado para intervir quando a autonomia individual falhar, fazendo-se valer suas sanções.

As obrigações deveriam ser espontaneamente cumpridas.

O melhor Direito deveria ser aquele que menos intervém, sendo eficaz, propiciando ao homem total liberdade. Porém o homem não sabe utilizar desta liberdade.Sendo o homem consciente de suas responsabilidades, torna-se um homem ético.

As obrigações morais tornaram-se um incômodo e mesmo estado habituados a elas, agimos sem perceber que são regras constrangedoras.

Vivemos num momento do “só querer”. Nietzche em sua obra Genealogia da Moral afirma: “Prefere o homem quer o nada ao não querer.”

Viver de forma ética evita que o direito discipline as condutas e sancione as infrações.

O direito não é remédio para todos os problemas, mesmo porque um Estado se compõe de várias comunidades sendo plurais e antagônicas cada uma delas com seus próprios conceitos de ordenamento.

É necessário distinguir Direito de Ética. O Direito é monopólio estatal, nem sempre legitimado, embora legal. Já a ética é produzida pela razão, com consciência, sendo sempre legítima.

Espera-se que o homem ético tenha uma vida solidária, vinculando-se mais com os outros ocupantes deste planeta do que com as autoridades de um Estado Soberano, vivendo em comunidade, onde terá conforto de se sentir absoluto, necessário e insubstituível.

O homem é um ser livre, e essa liberdade é o tema da ética moderna, que considera o homem espírito livre. O caminho para a liberdade é o exercício da ação exemplar que é ditada pela consciência.

E o que é consciência? É algo espontâneo, que é quando o espírito tem a intuição de seu estado e de seus atos. Temos a consciência psicológica reflexiva e a consciência moral, sendo que aquela faz a analise do objeto do conhecimento e a última, como sendo a que tem propriedade de dar juízos normativos ou valor moral a determinados atos.

Todos possuem a capacidade de distinguir entre o bem e o mal, sendo que somente os ditos “anormais” não sentem remorso quando agem contra o bem.

A ética sendo fruto da liberdade e da consciência é moralmente superior ao direito, que é fruto do exterior.

Pode-se dizer que é viável a vida sem o direito, porém não haverá vida sem ética.

2. A ÉTICA E O BRASIL

A ética é universal, portanto não faz sentido falarmos de ética brasileira, portanto algumas características nacionais poderiam sugerir capaz de adquirir um reflexo na conduta brasileira.

Não querendo cogitar do caráter nacional, pois dentre ela tempera- se três etnias básicas misturadas pela imigração e tão pouco poderíamos citar o jeitinho brasileiro de levar vantagensem tudo, poderiam surgir imagens nos muito favorável a formulação moral nativa, assim como miséria, exclusão social e a injusta divisão de rendas encontradas nanossa realidade brasileira.

O estado ampliou a legião dos miseráveis, contabilizado hoje aos milhões sem emprego, sem teto e sem perspectiva de vida.

Os favorecidos pelo sistema contrariam divida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com