TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETNIAS E RAÇAS - NO BRASIL

Por:   •  20/11/2016  •  Resenha  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

A etnia muita das vezes é usada de forma errada como um eufemismo ao verdadeiro significado de raça. Existem algumas diferenças relacionadas à etnias e raças, mais ainda sim uma acaba interligando a outra. A diferença entre raça e etnia, é que a raça está relacionada com a vertente biológica, já a etnia corresponde a fatores relacionados a cultura, a exemplos de nacionalidade, religião, língua e tradições.

Hoje em dia, o racismo de forma ampla, é considerado qualquer pensamento ou atitude que separa as raças humanas, por umas pessoas se acharem superiores a outras. O entendimento que se tem nos dias de hoje é logo de início com relação aos negros. Porém o racismo não se engloba só aos negros, mas também as outras raças como brancos, asiáticos, índios e etc.

No Brasil, a lei tem buscado cumprir o seu papel a respeito de crimes contra racismos, principalmente em redes sociais, onde os preconceituosos se camuflam através de perfis falsos, atingindo assim de forma suja e sem caráter, sem mostrar a cara, porém com a evolução da tecnologia, têm-se meios de descobrir quem está por trás desses comentários maldosos, onde é sempre bom lembrar que se o crime for comprovado a lei determina de acordo com o Código Penal em seu artigo 140, uma pena de 1 a 3 anos de prisão, além de multa.

Com todos esses acontecimentos, percebe-se que o racismo vem se arrastando ao longo de toda a história, e com isso até hoje muitos grupos ainda sofrem com o preconceito. Apesar do Brasil ser um país de grande misturas de raças e etnias, é evidente que o racismo não deixa de existir por não se ter um respeito entre os seres humanos, onde muitos julgam desde o modo de vestir ou falar, a verdade é que nenhum lugar está protegido do racismo, devido a grande quantidade de pessoas que possuem um pensamento pequeno e se julgam ser tão inteligentes com atitudes um tanto fúteis, onde não se preocupam em enxergar o que realmente importa. Então quem sofrer com racismos, é importante sim denunciar fazendo valer seus direitos, não deixar ficar impune seres que se dizem ser “humanos.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com