TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXISTÊNCIA DE DEUS

Trabalho Universitário: EXISTÊNCIA DE DEUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

SANTO ANSELMO X SÃO TOMÁS DE AQUINO

- EXISTENCIA DE DEUS -

Diante da pergunta: as vias propostas por Tomás de Aquino para provar a existência de Deus são, realmente, distintas das provas da existência de Deus propostas por Anselmo de Cantuária?

Afirmaríamos que do ponto de vista dos recursos utilizados para provar esta existência, sim. Pois Santo Anselmo utiliza a lógica, na reflexão sobre a idéia perfeita; usa um argumento racional, sólido simples e poderoso, para demonstrar a existência de Deus e a chama de “prova ontológica”. Já São Tomas de Aquino, ao contrário, utiliza o recurso da experiência; usa para sua argumentação cinco provas que tem, em cada uma delas, como ponto de partida, um elemento extraído do mundo real: 1) o movimento, 2) o encadeamento de causas e efeitos, 3) a contingência, 4) os diversos graus de perfeição, 5) o finalismo. Mas que são semelhantes no seu Fim último de todas as coisas.

Então, o que teriam de semelhança nos argumentos de Santo Anselmo e São Tomás de Aquino?

Relacionaremos alguns pontos:

1) Acima de Deus não se pode pensar em algo maior. Em Deus não pode faltar nada. Deus é a unica coisa que não se pode pensar como não existente. Nada é tão real quanto Deus. (Santo Anselmo)

Deus é aquilo do que não se pode manifestar nada maior. (São Tomás)

2)Deus é uma verdade não só revelada com também uma verdade evidente a razão. (Santo Anselmo).

Deus é a própria verdade, se alguma coisa é verdadeira é necessária à existência da verdade: Deus é a própria verdade. (Jo 14,6). “Eu sou o caminho a verdade e a vida.” (São Tomás).

3) A existência de Deus é a aspiração para o bem. O Ser humano procura naturalmente o bem e a fonte máxima desse bem. Todos os bens derivam de um bem único, um bem infinitamente maior, imensamente superior remontando a um só princípio, o “Bem Supremo” de onde resulta toda espécie de bem. (Santo Anselmo)

Deus é a felicidade do homem. O homem deseja naturalmente a felicidade. O homem ama algo porque o aprende com seu bem. Todo ente compreende em si o uno, o verdadeiro e o bem, motivo pelo qual se pode dizer que o ser é uno, verdadeiro e bom, Deus é o Sumo Bem. (São Tomás)

Podemos perceber também que, embora a priori, Anselmo, busca alcançar a realidade de Deus somente pela razão. Ele formula quatro provas de Deus a posteriori, partido da natureza das coisas: 1) se as coisas são boas existe uma bondade absoluta Deus; 2) das grandezas que existem a suma grandeza é Deus; 3) tudo que existe, ocorre em virtude de algo, deve haver um ser supremo causa das coisas Deus; 4) os diversos graus de perfeição que existem remetem uma suma perfeição Deus.

Provas que a meu ver, são semelhantes as provas de Tomás que afirma que, todos os caminhos, nas suas cinco vias analisadas e experienciadas, levam ao um mesmo lugar, que existe um ser fundante: 1) um motor imóvel; 2) uma Causa sem Causa; 3) um ser absolutamente necessário; 4) um ser perfeito; 5) uma inteligência ordenadora.

E quais são suas divergencias?

Para Santo Anselmo, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com