TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Trabalho Universitário: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  2.328 Visualizações

Página 1 de 3

"A Filosofia é uma reflexão crítica a respeito do conhecimento e da ação, a partir da análise dos pressupostos do pensar e do agir e, portanto, como fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas."

Sobre a reflexão crítica, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A Filosofia indaga sobre o significado e realidade das coisas.

b) A Filosofia questiona como as coisas e a realidade se estruturam.

c) A Filosofia pergunta o que são as coisas, suas origens, causas e efeitos.

d) A Filosofia é um processo de reflexão, um "conhece-te a ti mesmo".

( X ) e) Para a Filosofia não é necessário compreender nossa capacidade de conhecer.

ATIVIDADE DA AULA 06

É no conhecimento e por ele que se gera a potencialidade humana como motor da dialética do homem. O objeto da Filosofia seria, assim, o conhecimento considerado em toda sua amplitude, a partir do processo da elaboração cognitiva, que é propriamente o pensamento e a comunicação dessa atividade pensante.

De acordo com o texto, descreva o porque que o conhecimento é considerado em toda a sua amplitude para a Filosofia e para a construção do pensamento cognitivo. (mínimo de linhas 8)

Resposta: O conhecimento é essencialmente de uma só natureza e por mais elementar e grosseiro que seja tem fundamentalmente o mesmo caráter do mais complexo e refinado conhecimento científico. Não há, nenhuma fronteira marcada, nessa complexidade, nem mesmo separação possível, pois o conhecimento científico de hoje será o vulgar de amanhã.

Realmente é o que se verifica no desenvolvimento histórico do pensamento humano logo que o progresso do conhecimento atinge certo nível um retorno reflexível da elaboração cognitiva sobre si mesmo, passando o próprio conhecimento a se fazer do conhecer do objeto. O homem pensante e conhecedor transformando-se em homem agente e inversamente este naquele. É pelo pensamento e conhecimento que constitui e inspira a filosofia é assim que o ser radical que é o homem se determina e delibera sua ação.

ATIVIDADE DA AULA 07

TEXTO I

Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.

DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

TEXTO II

Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita.

HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento. São Paulo: Unesp, 2004 (adaptado).

Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com