TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edipo Rei

Ensaios: Edipo Rei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/2/2015  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

1. Quem foi Sófocles?

Filho de um rico mercador, Sófocles foi um tragediógrafo (ou dramaturgo grego) nascido no ano de 496 a.C. em Colono, um subúrbio de Atenas e morreu noano de 406 a.C. também em Colono. Foi um dos mais importantes escritores de tragédia ao lado de Ésquilo e Eurípedes, durante sua vida escreveu 123 peças aproximadamente e teve 76 obras premiadas,obtendo 24 vitórias nos concursos trágicos - feitos únicos na historia literária de Atenas. Ele trabalhou como tesoureiro-geral em Atenas e foi eleito pelo menos duas vezes estratego, participando assimda vida política de Atenas.

Em sua vida longa, Sófocles pode presenciar a expansão do império ateniense; seu apogeu com Péricles e finalmente sua decadência apos a derrota na Sicília durante a guerrado Peloponeso. Atualmente temos conhecimento de sete tragédias completas de Sófocles- Aias, Antígona, Édipo Rei, Traquínias, Electra, Filoctetes, e Édipo em Colono- e numerosos fragmentos de outrasobras perdidas.

2. Explique resumidamente a temática de duas importantes obras de Sófocles: Édipo em Colono e Antígona.

- Édipo em Colono: A peça descreve o fim da vida trágica de Édipo. Começa comÉdipo chegando a Colono acompanhado de sua filha Antígona, após ter vagado cego pela Grécia como mendigo. Ele pede auxílio a Teseu, rei de Atenas, prometendo proteger a cidade de futuros ataques deTebas. Creonte é informado por um oráculo que onde o cadáver de Édipo repousasse, esta terra seria abençoada pelos deuses. Nesta intenção Creonte vai até Atenas para levar Édipo de volta a Tebas, masencontra resistência do mesmo que é protegido por Teseu. Logo depois Polinices tenta conseguir a proteção dos Deuses com o apoio do pai para enfrentar o irmão e assumir o poder real em Tebas, mas Édipodecidi-se por não apoiá-lo e ainda profetiza que os dois irmãos se matariam um ao outro. Édipo escuta o trovão de Zeus e vai até o lugar onde sabia que deixaria o mundo dos vivos e é acompanhad

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com